08/03/21 13h49

EMAE credencia empresas para implantação de usinas fotovoltaicas na represa Billings

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE habilitou duas empresas para implantação de usinas fotovoltaicas flutuantes no reservatório Billings, na capital paulista: GreenYellow e KWP Energia.

A chamada pública foi aberta em outubro do ano passado e os interessados tiveram um prazo de 45 dias para envio de documentos técnicos, financeiros, de conformidade e ambientais previstos no edital. Cinco empresas participaram do processo.

As propostas apresentadas pelos interessados envolvem, por exemplo, plantas de geração com potência que variam entre 1 megawatt-pico e 30 megawatt-pico em quatro locais na Billings. A energia gerada pelo projeto deverá ser disponibilizada para o consumidor.

“Montamos uma planta piloto no lago da represa e o teste comprovou a viabilidade do projeto. Com esse chamamento público, o Governo paulista dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

“Continuaremos incentivando o desenvolvimento de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica, sempre pensando nas principais tendências mundiais do mercado”, afirma o presidente da EMAE, Marcio Rea.

A próxima etapa do projeto deverá ser feita com assessoria da Fundação Getúlio Vargas para fazer a modelagem econômico-financeira e societária da implantação dos empreendimentos.

Testes

O governo de São Paulo, por meio da EMAE, realizou testes para saber detalhes sobre a viabilidade de energia fotovoltaica na represa Billings.

A avaliação foi realizada pela Sunlution Soluções em Geração de Energia LTDA entre 19/03/2020 a 31/08/2020. A usina solar flutuante de 100 kWp ocupou uma área de superfície do reservatório de aproximadamente 1.000 m² e foi posicionada para não interferir nas atividades locais ou causar danos ambientais.

Foram instalados 300 painéis fotovoltaicos BYD, de 340 Wp, totalizando a potência instalada efetiva da usina de 99 kWp.

Os resultados mostraram que a produção média diária de energia elétrica da UFV flutuante, durante o período de testes, atingiu o valor de 379,71 kWh/dia, o que representa uma produção média mensal de 11.391,30 kWh/mês. Essa média mensal de geração de energia, considerando uma residência padrão com o consumo médio mensal de 153kWh, permite a alimentação de 75 residências.

Vale destacar que produção total dos testes superou em 7% o valor estimado de 351,6 kWh/d. Os índices sofreram pequena redução durante o inverno, estação em que os dias são mais curtos e com maior probabilidade de céu encoberto por nuvens. Os estudos demonstram que nas estações primavera e verão esse percentual pode ser elevado.

Os resultados indicaram que, considerando os benefícios da tecnologia de geração fotovoltaica flutuante e o fato do reservatório Billings estar localizado no centro de carga da cidade mais populosa do país, há viabilidade de implantação de plantas de geração fotovoltaica flutuantes nos reservatórios.

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/03/emae-credencia-empresas-para-implantacao-de-usinas-fotovoltaicas-na-represa-billings/