21/09/22 13h04

Embraer anuncia investimento em empresa de drones no interior de São Paulo

A transação será realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro

Diário da Região

A Embraer anunciou nesta terça-feira, 20, a assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, referência na produção de drones. A transação, cujo valor não foi divulgado, será realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro. 

Em nota, a empresa diz que o negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X. 

"Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos", destaca na nota Daniel Moczydlower, Head de Inovação da Embraer e Presidente e CEO da Embraer-X. 

Segundo a empresa, a XMobots nasceu com a missão de desenvolver o mercado de robôs móveis e ajudou a tornar os drones uma realidade cotidiana para os mercados de Agricultura de Precisão e Geotecnologias no Brasil e América Latina. 

"Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens, e principalmente em certificações aeronáuticas", explica Giovani Amianti, fundador e CEO da Xmobots. 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/nacional/embraer-anuncia-investimento-em-empresa-de-drones-no-interior-de-s-o-paulo-1.1005653