15/02/12 15h49

Embraer anuncia US$ 600 mi em contratos em feira na Ásia

O Vale

A Embraer anunciou ontem, no primeiro dia da feira aeronáutica de Cingapura, a venda de 13 aeronaves. Os contratos superam os US$ 600 milhões.

A maior encomenda foi feita pela companhia brasileira Azul, que pediu mais 10 jatos E-195, no valor total de US$ 478 milhões (cerca de R$ 821 milhões).

Em outubro, a companhia já havia adquirido outros 11 E-195. Atualmente, a empresa opera 38 jatos Embraer, dos modelos E-190 e E-195.

As aeronaves adquiridas ontem serão configuradas com 118 assentos e entregues a partir de 2015.

“Explorando rotas de média e baixa densidades que até então estavam desatendidas, a Azul criou e consolidou um novo modelo de negócio na aviação brasileira, trazendo serviços de altíssima qualidade para pessoas que, em muitos casos, estão voando pela primeira vez”, disse o presidente de aviação comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, em nota da empresa.

Executiva. Outra operação registrada na feira de aviação foi a compra de três jatos executivos Lineage 1000 pela empresa chinesa de leasing Minsheng. O valor de mercado do avião é de US$ 51 milhões (R$ 86 milhões).
O Lineage é o maior jato do portfólio executivo da Embraer. Montado sobre a estrutura do E-190, o avião conta com cinco áreas de cabine e abriga até 19 passageiros. Em 2011, a Embraer entregou 3 Lineage ao mercado asiático.

Aquisição. Outro anúncio feito durante a feita foi o início da operação de E-Jets pela companhia aérea bielo-russa Belavia, que arrendou duas aeronaves E-175 da empresa de leasing norte-americana Air Lease Corporation -- o jato é avaliado em US$ 40,8 milhões.

A aquisição dos E-175 faz parte de um programa de renovação da frota da empresa. O primeiro E-175 tem entrega prevista para setembro.

A feira de Cingapura vai até domingo. Entre as aeronaves expostas no evento está o Legacy 650 do ator chinês Jackie Chan, ‘embaixador’ da empresa para o mercado asiático.

A fabricante brasileira também expôs o líder de vendas na aviação regional E-190, e os jatos executivos Lineage 1000 e Phenom 100 e 300.