14/10/10 06h59

Embraer fecha venda de 15 jatos para Air Lease

Valor Econômico

A americana Air Lease, empresa de financiamento, compra e leasing de aeronaves, confirmou ontem a encomenda de 15 jatos 190 da Embraer, anunciada em julho, durante a feira de Farnborough, na Inglaterra. No acordo final, cinco das 15 aeronaves são re-confirmáveis, ou seja, entram na carteira de pedidos da fabricante como ordens firmes e nas mesmas condições do contrato original, mas estão sujeitas a confirmação.

O contrato com a Air Lease, segundo a Embraer, pode chegar a 20 aeronaves, caso as cinco opções de compra feitas pela empresa sejam transformadas em pedidos firmes. A entrega da primeira aeronave está prevista para junho de 2011. No comunicado enviado pela Embraer à imprensa, o presidente e Chefe de Operações (COO) da Air Lease, John Plueger, disse que "a encomenda do 190 marca o início de um novo período de crescimento da companhia". "Desde o anúncio inicial feito no Farnborough Air Show, tivemos um expressivo interesse de clientes de todas as partes do mundo e esperamos oferecer um avião que atenda às suas necessidades", completou o executivo da Air Lease.

Os principais anúncios de vendas de jatos da Embraer em 2010 foram feitos durante a feira de Farnborough, quando a empresa divulgou 37 pedidos firmes para os E-Jets. A inglesa Flybe, uma das maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa, encomendou 35 jatos Embraer 175 e a Trip comprou dois 190.

A Embraer encerrou o terceiro trimestre deste ano com um total de 44 aviões entregues, 13 a menos que no mesmo período do ano passado. A carteira de pedidos firmes a entregar, segundo a empresa, se manteve estável em relação ao segundo trimestre, totalizando US$ 15,3 bilhões em 30 de setembro. As entregas do terceiro trimestre também ficaram abaixo do período anterior, quando foram entregues 69 jatos. O total de aeronaves entregues pela Embraer este ano é de 154 unidades. No mesmo período de 2009, a companhia entregou 153 jatos.