14/05/08 10h37

Embraer investe US$ 50 mi em fábrica norte-americana

Folha de S. Paulo - 14/05/2008

A Embraer anunciou ontem que vai investir US$ 50 milhões (cerca de R$ 82 milhões) na construção de uma fábrica nos Estados Unidos dedicada à montagem final de seus jatos executivos. Esta será a primeira fábrica da Embraer no exterior voltada para a aviação executiva. A empresa brasileira possui desde 2003 uma unidade na China, fruto de uma parceria com uma estatal chinesa do setor aéreo, que produz o modelo ERJ-145, voltado para a aviação comercial regional. A nova unidade será erguida em uma área de 14 mil metros quadrados no aeroporto internacional de Melbourne, na Flórida. Para sair do papel, porém, o projeto ainda depende de aprovação dos governos estadual e municipal. Em nota, a Embraer informou que o objetivo é fazer da unidade a sede de suas operações na área de aviação executiva nos Estado Unidos, principal mercado consumidor dos jatos brasileiros. Além disso, a fábrica de Melbourne abrigará uma linha de montagem final (onde são feitas, por exemplo, a pintura externa e instalação de equipamentos no interior da aeronave) dos jatos Phenom 100 e Phenom 300 (respectivamente oito e nove assentos). Atualmente, a produção dessas duas aeronaves é dividida entre as fábricas mantidas pela Embraer nas cidades de Botucatu e Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. "O desenvolvimento dessa nova instalação permitirá à Embraer suprir as crescentes demandas de seu negócio de aviação executiva", disse, na nota, o presidente da empresa, Frederico Fleury Curado.