19/05/14 16h05

Embrapii investirá R$ 260 mi em projetos de inovação

Usinagem Brasil

Três anos após o início do projeto piloto, a Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, agência de fomento ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, lançou seu primeiro edital para financiar 10 projetos de pesquisa entre institutos e empresas. O edital prevê projetos com duração de até seis anos, sendo R$ 260 milhões previstos para serem liberados este ano. De acordo com o diretor da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira, a previsão é lançar outros dois editais ainda em 2014 para contemplar mais 10 parcerias.

"O valor da liberação de recursos faz parte de um planejamento da Embrapii e está de acordo com uma projeção de crescimento sustentável", explica Gomes. Com os editais lançados até o final do ano, o Brasil terá 23 institutos com recursos diretos da entidade. No modelo brasileiro, a Embrapii entra com no máximo 33% do valor total do projeto, a empresa com no mínimo 33% e o instituto de pesquisa completa com o oferecimento da infraestrutura.

"Agora os institutos não precisam mais ficar esperando o interesse das indústrias, podem ir atrás", diz João Fernando. Atualmente estão cadastradas 68 empresas, sendo que 60% delas atuam pela primeira vez em conjunto com institutos de pesquisa. As empresas fazem parte do projeto piloto iniciado em 2011 em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, e o Senai Cimatec, na Bahia. No período, o orçamento dos institutos para pesquisa em parceria com indústrias cresceu até cinco vezes.

O IPT assinou seu primeiro contrato com o suporte da Embrapii no final de 2012 e hoje conta com 11 empresas parceiras. O instituto está cadastrado para receber recursos em projetos ligados a nanotecnologia, microtecnologia, biotecnologia e novos materiais. Desde sua inserção no projeto piloto da Embrapii, o IPT tem participado com mais frequência de eventos, convidado mais empresas para conhecer suas instalações e a procura também aumentou, conta a coordenadora do programa dentro do IPT, Flávia Motta. "A parceria com a Embrapii permitiu maior dinâmica aos projetos. Agora podemos apresentar uma solução tecnológica e financeira para as empresas, com financiamento já aprovado", explica. Ainda assim ela garante que há bastante espaço para novas empresas participarem, com ou sem tradição em inovação.