25/01/09 10h45

Embratur investirá US$ 15.4 milhões para promover Brasil na Europa

Folha de S. Paulo - 25/01/2009

A Embratur vai investir R$ 35,5 milhões (US$ 15.4 milhões) em programas de promoção de destinos turísticos brasileiros neste ano na Europa. A empresa conta com a parceria da brasileira TAM e da portuguesa TAP na realização de ações conjuntas para atrair os turistas europeus ao Brasil. A presidente da Embratur, Jeanine Pires, terá uma reunião nesta terça na Espanha com cerca de 20 representantes dos escritórios da TAM na Europa. A TAM é parceira nesse projeto porque é a única empresa brasileira que faz viagens de longa distância. Na semana passada, Pires também se reuniu com diretores da TAP, em Portugal. A Embratur está apostando em parcerias público-privadas para financiar campanhas publicitárias, eventos de promoção do Brasil na Europa, rodadas de negócios, entre outras ações de marketing. "Nesta época de crise, é preciso investir em divulgação para não perder mercado", diz Pires. Segundo ela, os europeus são um dos focos da Embratur, porque representam 38% do total de turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Além disso, a desvalorização do real em relação ao euro torna o produto brasileiro de viagem atrativo para eles, diz. Para Pires, muitos europeus continuarão a viajar mesmo com a crise, pois o gasto de viagem compõe o seu orçamento. No entanto, a realidade da economia não permitirá uma alta significativa no número de turistas estrangeiros que visitem qualquer país em 2009, "O que queremos é que os turistas estrangeiros conheçam melhor o Brasil para que possam ficar mais tempo no país e gastar mais", diz Pires.