17/02/17 14h21

Empreendedor brasileiro está mais otimista em 2017

Pesquisa aponta que 62% dos donos de empresas acreditam que o primeiro semestre deste ano será melhor para os negócios

Revista PE&GN

A maior parte dos empreendedores brasileiros acredita que a economia já está dando sinais de recuperação. É o que aponta uma pesquisa divulgada na última semana pela empresa de contabilidade Sage. Dos 530 donos de negócios entrevistados, 62% aposta que o futuro de suas empresas será melhor, pelo menos no que diz respeito ao primeiro semestre de 2017. O estudo também foi realizado em outros 18 países e, no geral, a média de empreendedores otimistas ficou em 52%.
Outro dado importante revelado pela pesquisa diz que o Brasil figura entre os países onde os microempresários se sentem melhor representados por políticos e tomadores de decisão – 59% dos empreendedores responderam positivamente à questão. Na média mundial, somente 33% entrevistados se sentem bem representados pelo governo.
Algumas questões, contudo, ainda preocupam os donos de negócios por aqui. A burocracia é apontada como o principal desafio a ser enfrentado este ano. Em segundo lugar, a taxa de câmbio desfavorável e, por fim, a alta carga tributária.
De acordo com Jorge Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina, os entrevistados acreditam que o pior já passou para a economia do país. “Após um ano desafiador, os empresários começam a retomar a confiança”, disse ele.