11/08/16 15h12

Empresa americana abre sua primeira unidade de manutenção de hélices no Brasil

Aircraft Propeller Services instala-se em Atibaia e já começa a atender clientes em sede que chegará a ter 30 funcionários

Investe SP

A Aircraft Propeller Services (APS) anunciou nesta quarta-feira, 10 de agosto, o início das operações de sua primeira unidade brasileira, instalada em Atibaia. A empresa americana é uma das líderes mundiais em manutenção de hélices aeronáuticas, e já foi certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar suas operações. 

O projeto envolve, no total, investimentos de R$ 4,5 milhões, sendo que R$ 500 mil serão aplicados em 2017 após o aumento de demanda que está previsto com novos projetos, quando o número de funcionários deve passar dos atuais 11 para 30.

O empreendimento conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O Estado de São Paulo concentra praticamente toda a cadeia de produção de aeronaves do Brasil, e o hub logístico formado por nossos aeroportos faz com que a manutenção dos equipamentos também se concentre aqui. O investimento da APS demonstra a confiança do setor no crescimento da economia paulista”, afirma Juan Quirós, presidente da Agência.

A unidade será a primeira e única da América Latina licenciada para fazer a manutenção de hélices da UTC Aerospace Systems, antiga Hamilton Sundstrand, com capacidade de inspecionar e reparar hélices 586F com tecnologia de Wrap Compression.

“Com a certificação da Anac, a APS Brasil está bem posicionada para atender os operadores brasileiros das aeronaves ATR 42/72 e CASA CN295 – Azul, Passaredo, MAP, Total, Flyways e Modern Logistics, além da própria Força Aérea Brasileira. Estamos comprometidos a ajuda-los a otimizar custos operacionais e de transporte, diminuindo o tempo de reparo em suas aeronaves. Construímos esta oficina para os operadores Brasileiros”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Dennis Santare.

Segundo ele, o investimento faz parte da estratégia global de negócios da empresa de construir uma rede de unidades em locais-chave ao redor do mundo. “O centro em Atibaia vai oferecer um ponto logístico conveniente e de alto custo-benefício para os clientes que já temos no Brasil”, explicou.

A APS também está trabalhando para conseguir a certificação da EASA (Agência de Segurança Européia de Aviação, em inglês) até o fim do trimestre e para tornar-se um provedor de serviços terceirizados como ensaios não destrutivos, aspersão térmica, pinturas, entre outros.

Sobre a APS

Fundada em 1953, nos Estados Unidos, a Aircraft Propeller Service (LLC) é uma das maiores e mais antigas MRO (Organizações de Manutenção e Reparo, em inglês) de hélices para aviões. A empresa serve como one-stop-shop, oferecendo, no mesmo lugar, inspeções e reparos para hubs, atuadores e outros componentes. Hoje, a APS atende mais de 800 clientes, processando mais de 5 mil componentes críticos para voo e vendendo partes extensivas para as quais também oferece manutenção. Para mais informações, visite www.aircraftpropeller.com.