24/06/13 15h52

Empresa chinesa fabricará smartphones no país em julho

Folha de S. Paulo/Mercado Aberto

A chinesa Huawei vai começar a produzir seus primeiros smartphones em Sorocaba (SP) no mês que vem. Serão mais de 100 mil unidades neste ano.


Os smartphones da marca que serão fabricados no país custarão entre US$ 300 e US$ 600, segundo o executivo, diz Veni Shone, CEO da Huawei do Brasil.


"Dependerá do modelo, ainda não podemos dizer exatamente. Os smartphones têm de ser feitos aqui para reduzir as taxas e oferecer preços melhores", segundo ele.


O forte da empresa no país é a produção de equipamentos para redes de telefonia e ela tem planos de expandir a fábrica de Sorocaba, os escritórios e abrir lojas.


A ampliação da planta ainda está em fase de negociação com proprietários de áreas na cidade. Os escritórios dependem do movimento das operadoras.


"Se elas forem para outras regiões, nós iremos também. E as lojas estão em estudos."


O ano de 2012 foi um ano difícil para a empresa no Brasil, com perda de receita.


"O resultado neste ano deverá ser igual ou um pouco maior que o de 2012", afirma.


Os altos custos trabalhista e tributário tornam difícil produzir no país, que deveria investir mais em educação, como a China, observa ele.


Shone tem aulas de português aos finais de semana.


"Aos sábados, durante três horas, porque aos domingos, tenho de fazer reuniões para entender melhor o Brasil. Quando morei em outros países não precisava trabalhar tanto. O Brasil é mais complicado", acrescenta.


14
 são as sedes regionais no mundo


3.000
 são os funcionários no Brasil


6
 são os escritórios no país, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife


3
 são as outras unidades: em Manaus (fábrica), em Campinas (centro de pesquisa e de treinamento) e Sorocaba (planta e centro de distribuição)