01/12/14 14h31

Empresa de óleos investe R$ 18 mi em Bauru

Além de Bauru , há unidades em Diadema, São Paulo, Orlândia, Pirapozinho e Santo Anastácio

DCI

A unidade da Sina Indústria de Óleos Vegetais em Bauru, instalada numa área de 360 mil metros quadrados, receberá nos próximos 12 meses um aporte de R$ 18 milhões para a ampliação do seu parque tecnológico - que será adequado na própria indústria já existente.

Com isso, a fábrica será a pioneira no País na produção de margarina e gordura de amendoim, produtos utilizados, principalmente, em cozinhas industriais, gerando 270 novos postos de trabalho.

Atualmente, a planta em Bauru faz o esmagamento de soja e amendoim, que são transformados ainda para outras diversas finalidades.

Aposta no amendoim

O diretor operacional do grupo Sina, Yuki Kumakola, disse que a empresa aposta no beneficiamento de amendoim, o que já acontecia sazonalmente, já que se "tornou inviável fazer a soja aqui na entressafra".

Desse modo, a nova fábrica fará de envasamento de óleo de soja e de amendoim, novo deslintamento de algodão, fábrica de gordura e margarina vegetal à base de amendoim e envasamento de lecitina de soja em sacos de 1 quilo. O grupo passará a produzir ainda ração para alimentação animal.

A expectativa é de que, até julho de 2015, pelo menos 70% dessa nova estrutura esteja concluída.

Incentivos aos parceiros

A fábrica de Bauru consome aproximadamente 25% da produção nacional de amendoim, sendo que 95% de toda produção está localizada em território paulista. Com os incentivos dados aos parceiros, a expectativa é que a próxima safra registre aumento de 25%.

O grupo ainda compra muita soja da região da Alta Sorocabana, toda transformada no município. O objetivo é aumentar o leque de produtos oferecidos, agregar mais valor aos já existentes e reduzir os custos dos fretes.

A empresa foca tanto o mercado nacional, quanto o internacional. No total, 60% da produção são destinados ao mercado interno e 40% para exportação. Atualmente, o grupo produz óleo de diversos grãos como soja, amendoim, algodão, girassol, gorduras e cremes vegetais e misturas para panificação.

Com a ampliação, a fábrica será pioneira no Brasil na produção de margarina e gordura de amendoim, nobres produtos utilizados, principalmente, em cozinhas industriais (culinária asiática e mediterrânea).

A empresa

O Grupo Sina atua - há mais de quatro décadas - no setor alimentício e químico, atendendo os mercados nacionais e internacionais.

Especializada em esmagamento de grãos, produção de derivados e produção de formulações especiais para indústria, varejo e food service, a Sina conta com unidades em todos os estados brasileiros. No estado paulista, as plantas fabris estão instaladas em Diadema, São Paulo, Orlândia, Pirapozinho e Santo Anastácio.