02/09/13 14h46

Empresa francesa investe em tecnologia para pagamento via celular no Brasil

Brasil Econômico

Morpho inaugurou data center em Taubaté (SP) para oferecer infraestrutura a bancos e operadoras

A realização de transações por meio da simples aproximação de um smartphone a um terminal de pagamentos ainda é uma realidade distante no Brasil. Mais conhecida como NFC (Near Field Communications), essa tecnologia, porém, está no centro de um novo investimento da Morpho no país. Empresa do grupo francês Safran, a companhia inaugurou neste mês um centro de dados em sua fábrica localizada em Taubaté (SP).

O projeto é parte de um plano de investimentos de  3,5 milhões anunciado pela Morpho para o Brasil em 2013. A ideia é que o novo data center atenda a todo o mercado latino-americano. Com o projeto, a Morpho vai fornecer a infraestrutura para emissores, adquirentes e empresas interessadas em oferecer serviços de pagamento móvel por tecnologia de aproximação. A participação da companhia no processo envolve o recebimento, a personalização e o envio das informações de cada cliente para o seu respectivo aparelho. Com uma série de procedimentos de segurança, os dados são gravados diretamente nos dispositivos.

“Esse mercado ainda é incipiente, mas nossa decisão de investir partiu da movimentação que já está acontecendo no mercado. Todos os bancos, bandeiras e operadoras estão se posicionando”, afirma Luiz Guilherme Roncato, vice-presidente de Convergência e Soluções da Morpho para a América Latina. Diversas parcerias para o pagamento móvel via NFC foram anunciadas no último ano, como os acordos entre Claro e Bradesco; Telefônica/Vivo e Mastercard; Oi e Banco do Brasil; e TIM e Caixa Econômica. “Nesse caso, para que o mercado possa amadurecer, a infraestrutura começa um, dois anos antes”, observa.

Com os dados armazenados, o centro permite o restabelecimento imediato das informações do cliente em casos de perda ou roubo do aparelho e quando o usuário troca de operadora.

Os serviços do data center não estão restritos às aplicações de bancos e operadoras de cartões. A oferta da tecnologia para aplicações de pagamento no transporte público e a integração do centro com impressoras instaladas em pontos de venda e agências para a emissão de cartões de varejistas é mais uma vertente disponível.