30/05/12 18h45

Empresa sueca gera 150 postos de trabalho em São José dos Campos com apoio da Investe SP

Grupo Haldex escolheu a cidade para consolidar todas as atividades da empresa na América do Sul

O grupo sueco Haldex escolheu São José dos Campos para consolidar suas atividades na América do Sul. Em março, a empresa concluiu seu projeto de transferência da unidade de vendas de São Paulo e das unidades industriais do Rio de Janeiro e de Flores da Cunha (Rio Grande do Sul) para a cidade. Com a mudança, a empresa pretende ganhar agilidade e otimizar os custos com logística e transporte.

"Optamos por centralizar as operações da Haldex em São José dos Campos devido à logística privilegiada da região, pois a cidade possui acessos para as principais rodovias do País. Além disso, a região também dispõe de mão de obra qualificada no setor automotivo", afirma o vice-presidente da Haldex no Brasil, Göran Jarl.

A empresa contou com apoio da Investe SP, que atuou em parceria com o Conselho de Comércio Exterior da Suécia, contribuindo com informações sobre o ambiente de negócios no Estado e dados sobre o mercado e a mão de obra qualificada na região do Vale do Paraíba. “A decisão da empresa de investir em São José dos Campos revela o quanto o capital humano tem se tornado um fator competitivo relevante”, ressalta o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. “Cidades como São José dos Campos, que dispõe de qualificação profissional, tornam-se mais atraentes aos investidores”, acrescenta Almeida.

A planta da Haldex está instalada no distrito industrial Chácara Reunidas e possui uma área construída de 4,2 mil metros quadrados. Atualmente, 150 funcionários trabalham na unidade. A empresa desenvolve e produz sistemas de freio e suspensão para veículos pesados (caminhões, reboques e ônibus) e está reforçando sua presença no Brasil. Segundo Jarl, a expectativa é que a área de atuação da Haldex tenha um crescimento significativo nos próximos anos devido à exigência de que, até 2014, todos os veículos novos produzidos no Brasil possuam ABS (Anti-Blocker System) nos freios como item de série.