10/08/08 11h14

Empresário mantém investimento mesmo com juro alto, diz Bradesco

Folha de S. Paulo – 10/08/2008

Apesar da alta da inflação nos últimos meses e da elevação dos juros, o empresário não pretende adiar seus planos de investimento para o Brasil. A conclusão consta em estudo interno mensal feito pelo Departamento de Pesquisas Econômicas do Bradesco com 1.600 indústrias no país. Nos últimos meses, o banco perguntou aos empresários se os planos de investimento seriam afetados se o Banco Central subisse a taxa básica de juros até 15,25%. A pesquisa constatou que, a cada mês, os juros afetam menos os planos de investimento. Em julho, 52,6% dos empresários responderam que seus planos não seriam afetados ou sofreriam leves ajustes. Só 24,6% disseram que os investimentos terão quedas acentuadas. Para o economista Octavio de Barros, diretor do Departamento Econômico do Bradesco e coordenador da pesquisa, esse resultado mostra que a cabeça do empresário mudou bastante nos últimos três anos. O banco realiza esse levantamento desde 2005. "Nesses últimos três anos, o empresário mudou a leitura que faz do país", diz o economista. "Tanto o empresário brasileiro como o estrangeiro que opera no Brasil vêem o país como uma potência regional e global." A constatação de que o empresário não pretende alterar seus planos de investimentos, apesar da alta dos juros, também significa, na opinião de Octavio de Barros, que o empresário tem hoje uma imagem mais positiva do Banco Central em relação a outros tempos. "É como se o empresariado já contasse com a competência do Banco Central para superar esse ciclo inflacionário, apesar da desaceleração prevista para o crescimento do PIB no ano que vem", diz. "O empresário sabe que o único elemento de instabilidade que pode afetar, hoje, os seus planos é a inflação sair do controle." Diante dessas constatações, Octavio de Barros está convicto de que o atual aperto monetário não provocará o mesmo impacto nos investimentos do ciclo inflacionário 2004/2005.