21/07/09 09h52

Empresário retoma confiança

Valor Econômico

Duas pesquisas divulgadas ontem mostram que o empresariado retoma a confiança na economia brasileira. O Índice de Confiança do Empresário Industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou recuperação no início do terceiro trimestre e voltou aos níveis anteriores à piora da crise econômica. O indicador passou de 49,4 pontos para 58,2 pontos entre abril e julho. E, segundo o Sensor Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a expectativa do setor produtivo brasileiro com a economia brasileira chegou a 9,82 pontos em junho, ainda na zona de apreensão, mas o melhor dos seis resultados da série que começou neste ano.

De acordo com a CNI, um índice acima de 50 pontos indica que a maioria dos empresários está confiante em relação ao cenário econômico. Números abaixo desse valor indicam falta de confiança. Além de ficar pela primeira vez neste ano acima de 50 pontos, a confiança dos empresários apresentou crescimento também em relação ao mesmo período de 2008, quando estava em 58,1 pontos.

Segundo a CNI, o crescimento do índice em julho "corrobora a reversão das expectativas negativas e anuncia a recuperação da atividade industrial". A nota da entidade diz ainda que "com a confiança maior, os empresários deverão retomar investimentos e aumentar a produção".

Já os técnicos do Ipea esperam que o indicador do instituto atinja a zona de confiança nos próximos 12 meses. Segundo o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, as expectativas positivas estão ligadas ao que vem ocorrendo na economia brasileira no segundo trimestre do ano.