31/07/08 15h09

Empresários discutem como exportar mais

Valor Econômico - 31/07/2008

Serviu como ensaio para as discussões do cenário pós-fracasso da Rodada Doha a reunião de executivos de destaque da indústria em Brasília, ontem, para instalação do novo Conselho Consultivo do setor Privado - órgão criado em 2005 para a Câmara de Comércio Exterior (Camex). Segundo alguns dos participantes, a reunião, de caráter administrativo, teve também queixas e sugestões de empresários contra as dificuldades de exportação, entre elas a desvalorização crescente da taxa de câmbio entre o real e o dólar. "Pior que o câmbio é não conseguir vislumbrar uma solução para o câmbio", disse, à saída, a presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth de Carvalhaes. Os investimentos do setor de celulose e papel anunciados para o período entre 2008 e 2012 devem somar US$ 16,6 bilhões e duplicar a produção nacional, lembrou ela. Embora os empresários não tenham chegado a discutir os cenários abertos com a paralisação das negociações de derrubada de barreiras comerciais, as propostas mencionadas com a equipe do Ministério do Desenvolvimento já fazem parte do "cenário-pós Doha", segundo definiu o presidente da Associação brasileira de Produtores de Carne Suína, Pedro Camargo Netto. A reunião foi cordial, mas os executivos aproveitaram para cobrar a execução de medidas anunciadas com a nova política industrial, como o fim da cobrança de Imposto de Renda sobre serviços vinculados à promoção comercial no exterior. Criticaram também a demora em adotar novas medidas de redução dos impostos sobre investimentos da indústria. Os empresários foram encarregados de elaborar propostas para enfrentar os novos desafios das exportações. "Nesse cenário pós-Doha, precisamos nos fortalecer como potência comercial, apostar em setores como alimentos, energia, infra-estrutura e aeronáutica", disse Henrique Rzezinski, da Embraer. Roberto Giannetti, da Fiesp lembrou a necessidade de melhoria das condições de logística e investimentos para exportação.