25/05/15 13h53

Empresas dão emprego a 76 mil

O Diário de Mogi

Inflação, dólar em alta, ajustes fiscais, instabilidade econômica e política, escassez de água e de energia elétrica. O momento, certamente, não é positivo para o Brasil e isso tem reflexo, direto, nas indústrias. É unânime o estado de atenção e a prudência nos investimentos por parte dos empresários. O Dia da Indústria, comemorado amanhã, neste ano não tem um cenário otimista.

Entretanto, é inegável que o setor é extremamente importante e garante o emprego de muitos trabalhadores. No Alto Tietê, por exemplo, são 76 mil com carteira assinada em fábricas, o que corresponde a 27% do total de empregados formais da Região. O parque industrial conta com dois mil estabelecimentos, sendo que mais da metade está em Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

Aliás, Mogi, Suzano e Itaquá figuram no ranking estadual das 50 maiores indústrias em geração de empregos, sendo Mogi na 27ª colocação, Suzano na 32ª e Itaquaquecetuba, na 33ª. Entre as indústrias de transformação a prevalência é das fábricas de Metal (exceto máquinas e equipamentos), que são 15,2% do total, e de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios, com 9,6%.

Segundo informações da diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Alto Tietê integra o bloco das 15 regiões mais ricas do Estado, ao lado da Capital, Osasco, Campinas, Jundiaí, Guarulhos, Santos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santo André, Taubaté e Indaiatuba – essas duas últimas atrás do Alto Tietê.

“A maioria das cidades se desenvolveu a partir da indústria e a excelente localização que a Região conta, com acesso às principais ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, contribuiu fundamentalmente para isso, junto com a disponibilidade de áreas e a oferta de mão de obra. No que pese as restrições ambientais que limitam a ocupação de áreas, a Região ainda dispõe de espaços para expandir seus polos industriais, mas isso carece também da implantação de políticas públicas nos municípios e de investimentos para melhorar a infraestrutura das regiões que possuem perfil para receber indústrias”, explicou o diretor do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro.

Em Mogi, a Região do Taboão é uma das áreas de maior potencial industrial. Inclusive, o desenvolvimento desse parque foi um das bandeiras do deputado estadual eleito, Marcos Damásio (PR), que atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social até o começo deste ano. “Pre­tendo lutar para transformar o Distrito Industrial do Taboão no maior do Estado. Hoje, exis­tem 40 empresas, mas aquele local tem capacidade para mais de 100. O fato é que precisa de infraestrutura, de uma ligação com a rodovia Trabalhadores, de mais segurança, iluminação, internet, telefonia, pavimenta­ção, enfim, carece de melhorias para que as empresas apostem ali. Mas o Município, sozinho, não tem recursos para isso. Meu papel como deputado será interceder junto ao Estado para conquistarmos esses benefícios que, na verdade, gerarão em­pregos e renda para a Cidade”, ressaltou Damásio.