01/09/09 10h14

Empresas de shoppings levantam mais de US$ 1,3 bi para voltar a investir

O Estado de S. Paulo

O mercado de shopping centers atravessou a crise do primeiro semestre praticamente sem arranhões, e agora as incorporadoras e administradoras estão se capitalizando para investir em expansões, aquisições e novos empreendimentos. De julho para cá, as empresas levantaram ou anunciaram a intenção de captar mais de R$ 2,5 bilhões (US$ 1,3 bilhão). Diante dessa resiliência do setor à crise e de um cenário de tendência de quedas de juros, os shoppings centers entraram na mira de incorporadoras como Cyrela Commercial Properties (CCP) e JHSF, mais conhecidas por empreendimentos corporativos de luxo.

No início de agosto, a CCP levantou US$ 300 milhões em uma joint venture com o braço de investimentos do fundo de pensão canadense Canadian Pension Plan e com o GIC Real Estate, braço de investimento imobiliário do governo de Cingapura. "Nós entramos com mais US$ 100 milhões e devemos levantar duas vezes o investimento na joint venture com bancos. É uma alavancagem conservadora e que nos dará um fôlego de R$ 1,6 bilhão (US$ 842,1 milhões) para investir", afirma o presidente da CCP, Bruno Laskowsky.

Dentre os projetos que serão desenvolvidos pela incorporadora estão o Shopping Matarazzo, na Avenida Paulista, que, dentro do conceito de multiuso, será construído na base de uma torre de escritórios. O empreendimento, de R$ 200 milhões (US$ 105,3 milhões), está previsto para ser inaugurado em agosto de 2013. Os shoppings multiuso também são o foco da JHSF, cujo primeiro empreendimento na área é o Cidade Jardim, em São Paulo. Os atores tradicionais do setor também estão se mexendo. Maior administradora de shoppings do País, a BR Malls captou, no final de julho, R$ 454 milhões (US$ 238,9 milhões) em uma oferta primária de ações. A primeira aquisição aconteceu semanas depois, com a compra do shopping Metrô Santa Cruz. Segundo analistas do setor, até 2010, a empresa deverá realizar mais uma aquisição.