25/08/09 11h21

Empresas de TI comemoram lucro com comércio eletrônico

DCI

O bom momento vivido pelo comércio varejista eletrônico do País vem enchendo os cofres de grandes empresas de tecnologia da informação (TI) especializadas em plataformas e soluções para e-commerce. Prova disso é que a Ikeda, desenvolvedora de tecnologia para compras na web, faturou R$ 3,4 milhões (US$ 1,8 milhão) no primeiro semestre deste ano, um aumento de 57% em relação ao que foi apresentado no mesmo período do ano passado.

A disseminação do uso de computadores - e, consequentemente, da internet- no território nacional também vem contribuindo para o desempenho do comércio eletrônico, que notou, no primeiro semestre, o ingresso de pequenas e médias empresas (PMEs) no mundo das vendas on-line. As PMEs fecharam o período com 9,7% do mercado de varejo eletrônico, um aumento de 1,6% se comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o grupo B2W, composto por Americanas.com e Submarino, encerrou o período com 36% do mercado, queda de 5,5% em relação ao primeiro semestre de 2008.

Alessandro Gil, diretor de Marketing da Ikeda, explica que a empresa passou imune pela crise, tanto que fechou quatro novos contratos nos primeiros seis meses do ano, além de superar em 6% o faturamento planejado para este período. Os novos contratos fechados entre janeiro e junho, como os de Livraria Nobel, Etna, Paquetá e Eletrocel, por exemplo, refletem o bom momento vivido pela companhia, que notou também uma boa movimentação de negócios entre os clientes que já estavam na casa. Já fazem parte da carteira da Ikeda clientes como Brastemp, Consul e RiHappy Brinquedos.

A Ikeda, que investiu até este mês cerca de R$ 400 mil (US$ 210,1 mil) em novos equipamentos para suportar o volume de clientes, aposta na estratégia de enfocar em marcas de maior atuação em mercados de nicho, como farmácias, lojas de calçados, de produtos para animais e também em lojistas do interior do estado, fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2008, a Ikeda faturou cerca de R$ 5,7 milhões (US$ 3 milhões), com crescimento de 62% em relação ao ano de 2007.