15/04/15 14h35

Empresas fazem investimentos e abrem novos postos de trabalho

Cruzeiro do Sul - Sorocaba

Um grupo de seis empresas que continuam investindo em Sorocaba apesar da crise econômica foi apresentado à imprensa na tarde de ontem pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Além da Toyota, cujo investimento é mostrado em outra reportagem nesta página, o prefeito destacou os trabalhos da Carmar Oil & Gas, Mettalica, Grupo VMF, Exco Brasil e a PepsiCo. A PepsiCo foi a única que preferiu deixar de divulgar -- durante a entrevista coletiva de ontem -- os planos de contratações e investimentos para o novo produto que lançou, a bebida lactea Toddynho, em garrafa plástica de 270 ml.

O diretor superintendente da Carmar Oil & Gas, Marcelo Alves de Lima, disse que a empresa começou a funcionar há dois meses em Sorocaba, e para isso investiu R$ 16 milhões, sendo R$ 12 milhões em equipamentos industriais e outros R$ 4 milhões em instalações. Contratou 85 profissionais e está contratando outros 25. A empresa está migrando de Guarulhos, segundo Lima, porque considera Sorocaba uma cidade estruturada e com profissionais qualificados para o setor de usinagem, calderaria e solda, na fabricação de produtos para empresas do ramo petroquímico, "mais objetivamente a parte que envolve o fundo do mar", divulga.

A Mettalica, uma indústria empresa de calderaria pesada, fabrica equipamentos especiais sob encomenda para empresas que exploram óleo, gás, mineração, indústrias químicas e petroquímicas. Segundo o diretor industrial Erivelto Matiuci, foram investidos R$ 15 milhões na unidade em Sorocaba, desde que iniciou a construção, em 2012. A produção teve início no último mês de janeiro e há uma parte da construção a ser concluída até o meio do ano. A intenção é investir mais R$ 5 milhões na conclusão do imóvel e outros R$ 15 milhões em equipamentos para a produção. Atualmente emprega 60 profissionais e tem a previsão de chegar ao final de 2015 com cem trabalhadores, na fábrica dimensionada para até 200 contratados.

O Grupo VMF, composto por três empresas que atuam na manutenção, montagem e venda de aeronaves, se instalou em dois hangares no aeroporto de Sorocaba, no mês de janeiro. De acordo com os empresários Leonardo Kreischer, Ricardo Figueiredo e Eduardo Brizze, foram investidos R$ 10 milhões e existe a intenção de investir outros R$ 10 milhões na aquisição de mais equipamentos. Disseram que atualmente empregam 18 profissionais de alta qualificação, como engenheiros aeronáuticos, mecânicos, eletrônicos, além de eletricistas e mecânicos autorizados pela Anac.

A Exco Brasil investiu R$ 22 milhões e tem a previsão de investir outros R$ 8 milhões nos próximos quatro anos, de acordo com o gerente operacional André Fontoura Norberto e a supervisora administrativa Cristiane Breda. A fabricante de ferramentas de extrusão adquiriu uma área, começou a ser instalada no final de 2012, e deu início à produção em junho de 2014. Disseram que atualmente mantém 14 trabalhadores especializados nos equipamentos que permitem alta produtividade, mas a intenção é chegar a 120 funcionários, dependendo do marcado. "Não há previsão para demissão, as vendas estão aumentando e por isso acreditamos em contratações", disse Norberto.

Para o prefeito Pannunzio, com a atitude desses empresários "nós estamos garantindo a manutenção de postos de trabalho". Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, enfatizou que "Sorocaba continua recebendo empresas, e apesar da crise, aumentando investimentos."