08/10/13 15h08

Empresas investem R$ 657 milhões na cidade

Jornal de Piracicaba

Piracicaba recebeu pelo menos R$ 657,15 milhões em investimentos diretos no ano passado, apontou a Piesp (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo) da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), ligada a Secretaria do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Piracicaba ficou à frente de municípios de mesmo porte como Bauru, São Carlos e Jundiaí.

A Piesp identificou cerca de 1000 anúncios de investimento para o Estado de São Paulo em 2012, totalizando US$ 59,8 bilhões, o maior montante anual desde 1998, quando se iniciou a pesquisa. Isso representa um crescimento de 22% em relação a 2011 e 80% em comparação ao montante apurado em 2007, ano que precedeu a crise financeira mundial. A Piesp mapeia as principais tendências da economia paulista e indica as expectativas sobre o desempenho econômico do Estado nos próximos anos.

Levantamento feito pelo Jornal de Piracicaba a partir de análise dos dados aponta que o município recebeu mais investimentos que cidades do mesmo porte como Jundiaí, que recebeu R$ 651,68 milhões; de Bauru, com R$ 129,08 milhões e São Carlos, com R$ 90 milhões. Piracicaba ficou à frente de Hortolândia, com R$ 560,82 milhões em investimentos; e de Santa Bárbara d‘Oeste, com R$ 245,56 milhões. Em contrapartida, Piracicaba recebeu menos investimentos do que Americana, com R$ 719,24 milhões, e Sumaré, com R$ 1,420 bilhão. Campinas foi a recordista de investimentos da RMC, com R$ 9,125 bilhões.

No levantamento feito pela Seade constam investimentos em Piracicaba na Elring Klinger do Brasil; RKM Equipamentos Hidráulicos; Praça Rio Grande Shopping Center; Bioflora Comercial; Fundação Getúlio Vargas; Enplanta Engenharia; Hyundai Motor Brasil e Cosan Trading.

Para o gerente regional do Ciesp-Fiesp (Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Homero Scarso, o montante de investimentos em Piracicaba é expressivo. Ele disse que boa parte está ligada a instalação da Hyundai. Scarso disse que o impacto desses investimentos foi grande para a cidade, com incremento da cadeia produtiva. “Todo investimento é bem vindo e traz resultado para o desenvolvimento e mais contratações”, disse Scarso.