10/05/13 14h00

Empresas terão programa de inovação

Todo Dia

O escritório regional do Sebrae-SP em Piracicaba lançará no dia 16, às 8h, em Americana, o ALI (Agentes Locais de Inovação), programa gratuito destinado a pequenas empresas do município. O objetivo é mapear o nível de inovação dessas empresas, visando torná-las mais modernas e competitivas no mercado. O evento de lançamento será na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Americana, e o programa é fruto de parceria entre Ciesp e Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana).

O ALI é gratuito para o empresário, mas é necessário estar no setor industrial e ser enquadrado como empresa de pequeno porte, caracterizada pelo faturamento anual compreendido entre R$ 360 mil e (US$ 180 mil) R$ 3,6 milhões (US$ 1,8 milhão). Portanto, microempresas não são contempladas neste programa. Os agentes são bolsistas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico) e capacitados pelo Sebrae-SP, que acompanharão cada indústria pelo período de até dois anos. A cada quatro meses, eles farão medições nas empresas para coletar dados referentes ao grau de inovação. Com base nas informações, técnicos do Sebrae-SP formularão planos de ações para levar conhecimento, melhorar a gestão e modernizar os processos e produtos. Além disso, o programa aproxima empresários e provedores de soluções, como institutos de pesquisa, centros tecnológicos e universidades.

FATURAMENTO
No Estado de São Paulo, cerca de 1,2 mil empresas são acompanhadas pelos agentes locais de inovação. A expectativa é que, até o final de 2014, cerca de 15 mil empresas participem. No escritório regional do Sebrae-SP em Piracicaba, 22 agentes atendem aos municípios de Piracicaba, Limeira, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Para participar do lançamento, os empresários interessados podem se inscrever pelo telefone (19) 3434-0600. As vagas são limitadas e a atividade é gratuita.