20/09/13 16h14

Empresas vão gerar mais 333 empregos

Correio Popular

A Prefeitura de Americana anunciou, ontem, um pacote de investimentos voltado ao setor econômico do município. No valor de R$ 49,8 milhões (US$ 22,6 milhões), inclui a expansão e instalação de sete empresas de diferentes segmentos e a geração de 333 empregos na cidade.

Além disso, foi inaugurado o Espaço do Empreendedor, que irá abrigar o Banco do Povo, o posto do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Desenvolve SP (agência estadual que promove o desenvolvimento sustentável para as pequenas e médias empresas paulistas), as equipes de orientação e encaminhamento do MEI (Microempreendedor Individual) e do SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), a administração do Polo Têxtil, a administração do Mercado Municipal e posto da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

O espaço terá o objetivo de atender ao morador que busca apoio para desenvolver e fortalecer o seu próprio negócio.

Em relação às sete empresas beneficiadas pelo pacote, quatro delas já contam com unidades em Americana e passarão por um processo de ampliação. Metalfarma, construtora de móveis de metal, Saltorelli, do setor têxtil, Kacyumara, do ramo de confecção, e Meta, do segmento de materiais elétricos, irão investir R$ 27,6 milhões (US$ 12,5 milhões) nas obras a serem realizadas e deverão gerar 237 empregos no município.

As outras três, o Grupo Andreta, de concessionárias de veículos, a Vita Classic, do setor de nutrição animal, e a Ensino R2, do segmento educacional voltado para a construção civil, deverão se instalar em breve, em locais já definidos, porém, não divulgados. O investimento dessas empresas em Americana chegará a um total de R$ 22,2 milhões (US$ 10,1 milhões), sendo que só o Grupo Andreta deverá investir R$ 20 milhões (US$ 9,1 milhões) desse montante. As três empresas deverão gerar mais 96 empregos.

De acordo com o prefeito Diego De Nadai (PSDB), os benefícios serão concedidos por meio de redução ou desoneração de impostos municipais, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), que já são objetos de lei municipal.