30/04/09 10h26

Empréstimos do BNDES crescem 13% no trimestre

O Estado de S. Paulo - 30/04/2009

Depois de um primeiro bimestre preocupante, o mês de março foi de retomada no ritmo dos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com dados divulgados ontem pela instituição, dos R$ 18,7 bilhões (US$ 8.5 bilhões) desembolsados no primeiro trimestre - o maior já registrado para este período -, R$ 8,534 bilhões (US$ 3.9 bilhões) foram feitos somente em março. O desempenho dos três primeiros meses de 2009 ficou 13% acima do obtido em igual período do ano passado.

Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o leve impulso em março se deve "à melhora na expectativa dos empresários em relação ao potencial do Brasil de retomar o crescimento". "Não quero comemorar. Ainda é cedo para parar de remar para sustentar o crescimento da economia." Coutinho voltou a afirmar que a recuperação da economia nacional se dará, principalmente, pela execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele citou, ainda, o amplo plano de investimento da Petrobras, que prevê US$ 174,4 bilhões até 2012. "Além disso, temos uma cadeia de agronegócio muito competitiva. No cenário externo, temos a China mantendo crescimento de, pelo menos, 6,5%", acrescenta.

Quando avaliado por setores, o maior volume de desembolso foi feito à indústria, que respondeu por R$ 7,943 bilhões (US$ 3.6 bilhões) do total. Segundo Luciano Coutinho, as áreas de alimentos, higiene pessoal, papel e celulose, química a petroquímica foram as principais responsáveis pelo desempenho. Em seguida, estão os financiamentos voltados à infraestrutura, com R$ 6,787 bilhões (US$ 3.1 bilhões), comércio (R$ 2,041 bilhões / US$ 927.7 milhões) e agronegócio (R$ 1,15 bilhão / US$ 522.7 milhões). Apesar da previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de que o Produto Interno Bruto (PIB) do País pode recuar 1,3% este ano, Coutinho diz manter a expectativa de que a economia brasileira crescerá de 1,5% a 2%.