27/08/19 11h35

EMS prevê lançamento de quatro medicamentos inovadores até 2020

Protec

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, seguindo a sua missão de cuidar das pessoas, tem investido consistentemente em inovação, dentro e fora do Brasil, sempre na busca de ampliar o acesso da população à saúde, prevê o lançamento, até o próximo ano, de pelo menos mais quatro produtos inovadores, desenvolvidos pelo seu P&D no Brasil. Osfármacos inéditos, já em avaliação pela Anvisa, são voltados para as áreas de endocrinologia, gastroenterologia e imunopediatria, e poderão auxiliar no tratamento de doenças como obesidade, síndrome dispéptica (gastrite e empachamento), rinite e processos inflamatórios das vias aéreas superiores. A empresa ainda planeja lançar, pelo menos, cinco produtos inovadores por ano a partir de 2021 e pretende que asinovações passem a ser, nos próximos anos, 50% de todos os lançamentos disponibilizados ao mercado.

“A decisão da EMS de apostar no desenvolvimento de um produto inovador parte da atuação da empresa em parceria com a classe médica, que auxilia na identificação e atualização das necessidades dos pacientes”, diz Roberto Amazonas, diretor médico-científico da EMS.

A empresa aposta em diversas frentes de inovação no Brasil: inovação incremental, inovação substancial e inovação com genéricos de alta complexidade. Além disso, lidera no campo de biotecnológicos, por meio da Bionovis, empresa de alta tecnologia da qual a EMS é uma das farmacêuticas acionistas.

São alguns exemplos de produtos inovadores já lançados pela empresa: o Patz SL, zolpidem de uso sublingual na dose de 5 mg; o Esogastro IBP, para tratamento do Helicobacter pilory; o Condres, colágeno tipo II não hidrolisado para a saúde articular; e o Fixare, produto para suplementação da saúde óssea, entre outros.

“Temos muito orgulho da nossa trajetória de laboratório pioneiro no lançamento de genéricos no País, mas, definitivamente, o nosso DNA hoje é de inovação. Todas as nossas unidades de negócios têm o foco no lançamento de produtos inovadores e a própria empresa tem incentivado, cada dia mais, uma cultura de inovação, com diversas palestras com especialistas sobre o tema para o público interno”, afirmaAmazonas.

A EMS está entre os laboratórios que mais aportam recursos em Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. São 6% do faturamento anual investidos em seu Centro de P&D, considerado o mais moderno da América Latina, com mais de 400 pesquisadores.

 

Inovação no exterior

Nos Estados Unidos, a EMS já trabalha com uma frente de inovação radical (disruptiva), por meio da Brace Pharma, empresa da EMS fundada em 2014, com foco em trazer terapias inovadoras aos pacientes. Hoje, a Brace possui 13 parcerias vigentes em áreas como oncologia, cardiologia e sistema respiratório e doenças neurodegenerativas, metabólicas e autoimunes. Na Brace, 1 bilhão de reais têm sido investidos desde 2013 para levar terapias inovadorasaos pacientes.

 

Sobre a EMS:

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 13 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com 55 anos de história e cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovaçãoradical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dosmais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.