21/03/24 14h51

Encomendas de aviões da Embraer chegam a R$ 93,5 bilhões e têm maior valor em 6 anos

Empresa está em trajetória de recuperação e crescimento após queda na pandemia

Folha da Região

As encomendas de novos aviões feitas para a Embraer acumulam um volume de R$ 93,5 bilhões, maior valor dos últimos seis anos.

Com isso, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo consolida a trajetória de recuperação e crescimento após a queda nos negócios durante a pandemia.

“O forte aumento nas vendas ajudou a carteira de pedidos firmes da Embraer a superar os níveis pré-pandemia”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, durante teleconferência sobre os resultados financeiros da companhia.

Crescimento

Segundo ele, a tendência é que o número de encomendas continue em crescimento ao longo de 2024, terminando o ano em patamar ainda mais elevado do que atualmente.

Em março, a Embraer anunciou uma encomenda de até 133 jatos feito pela empresa American Airlines, para atender a demanda por voos regionais nos Estados Unidos.

São 90 pedidos firmes para o jato comercial E175, com direitos de compra de outros 43 jatos do mesmo modelo. Caso todos os diretos de compra sejam exercidos, o acordo superará o valor de R$ 35 bilhões, conforme preço de lista.

Desafios

“Em 2023, nossa atividade comercial se intensificou em todas as unidades de negócios, com sólida demanda nos principais mercados da empresa. Também tivemos um ótimo início em 2024 com o pedido da American Airlines”, afirmou Gomes Neto.

Segundo o executivo, a Embraer conseguiu crescer mesmo diante dos problemas enfrentados com os fornecedores.

“No ano passado, os atrasos na cadeia de suprimentos afetaram negativamente nossos negócios, no entanto registramos um crescimento de dois dígitos em entregas e aeronaves, serviços e receitas.”

Neste ano de 2024, mesmo enfrentando questões relacionadas à cadeia global de suprimentos, Gomes Neto disse que a Embraer deve crescer ainda mais.

“Estou confiante em dizer que ainda existem muitas outras oportunidades de crescimento a serem capturadas para todas as unidades de negócios no curto prazo”, completou o presidente da companhia.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2822086/vale-do-paraiba/2024/03/encomendas-de-avioes-da-embraer-chegam-a-r-935-bilhoes-e-tem-maior-valor-em-6-anos