04/03/24 11h32

Encontro debate ampliação das relações comerciais com a Índia, 6º maior parceiro comercial do Estado

InvestSP

De olho no maior mercado consumidor do mundo, de 1,4 bilhão de pessoas, o Estado de São Paulo quer ampliar os negócios com a Índia. Por isso, na manhã desta segunda-feira (04), representantes de mais de 40 empresas paulistas e indianas dos setores de eletrônica e tecnologia da informação, além de lideranças da área econômica dos dois países, estiveram reunidos na capital.

Organizado pela Embaixada da Índia no Brasil e pelo Consulado-Geral da Índia em São Paulo, o encontro tem como objetivo incentivar a troca de conhecimentos e a busca por novas soluções em áreas como: conectividade, segurança de dados e inovação na educação e na indústria.

O evento contou com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e que mantém um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes, para atuar como hub de atração de investimentos no continente asiático, além de facilitar o acesso de empresas paulistas ao mercado regional.

“Mostramos às empresas indianas porque São Paulo é o principal polo de inovação e o melhor destino para investimentos na América Latina. Temos as melhores universidades e indústrias e centros de pesquisa de excelência, além de o Estado liderar a expansão da internet 5G no Brasil”, disse o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, que foi um dos painelistas do Encontro.

No ano passado, a Índia foi o 6º maior parceiro comercial do Estado de São Paulo, atrás apenas de: Estados Unidos, China, Argentina, Alemanha e México. As exportações para o país asiático cresceram cerca de 12% e movimentaram o equivalente a R$ 6,5 bilhões.