19/11/20 13h49

Encontro virtual debate a destinação dos resíduos sólidos e a compostagem no Brasil

Webinar organizado pela SIMA e Abisolo registrou a participação de aproximadamente mil internautas

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realizou nessa quarta-feira (18) o webinar “Compostagem e os desafios da Destinação dos Resíduos Sólidos Orgânicos no Brasil”. O encontro foi organizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

A abertura do encontro foi conduzida pelo subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; e contou com a participação do representante da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes; e do coordenador de compostagem da Abisolo, Fernando Carvalho. “Precisamos implementar cada vez mais mecanismos de economia circular em todos os setores possíveis. O reaproveitamento de resíduos pelo agronegócio é fundamental para poupar a extração de novos recursos minerais, elevar o tempo de vida útil dos aterros e aumentar a produtividade do campo”, destacou Trani.

A representante da Abisolo, Katia Beltrame, apresentou os benefícios da compostagem e as ações necessárias para alavancar o setor no Brasil. “A compostagem traz como vantagem para as empresas várias possibilidades como a preocupação ambiental, o aumento do tempo de vida dos aterros, a recuperação do solo, os diversos benefícios ambientais, além do atendimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos e de Mudanças Climáticas”, disse Beltrame.

O assistente técnico da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Cristiano Kenji, destacou a recente resolução SIMA 69/2020, que dispensa a necessidade de licenciamento ambiental para até 500 kg/dia de compostagem e vermicompostagem. “Pensando no processo todo desde o início até o produto final são 90 dias o que daria cerca de 40 toneladas em média. É um volume razoável que visa estimular a valorização dos resíduos orgânicos e fomentar novos empreendimentos”, destacou Kenji.

Para o engenheiro agrônomo da Organosolvi, Jairo Hanasiro, a utilização da compostagem de resíduos agroindustriais ou fertilizantes organominerais são importantes práticas para melhora da produção agrícola. “Tratar os resíduos pelo método de compostagem, com tecnologia e técnica correta nos possibilita obter um excelente adubo orgânico. Esse insumo retorna ao meio ambiente causando impactos extremamente positivos como a fertilização sustentável, a recuperação das áreas degradadas, melhoria das condições produtivas, além da melhora qualitativa e quantitativa dos cultivos”, concluiu Hanasiro.

O encontro virtual foi conduzido pelos coordenadores do CIRS, José Valverde Filho e Ivan Mello, que contou com a participação de parceiros e técnicos da Cetesb, SIMA, Sabesp e outras entidades.

Abisolo

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade da agricultura brasileira.

Desde sua fundação, participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos Ministérios e Secretarias, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal, além de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa.

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/11/encontro-virtual-debate-a-destinacao-dos-residuos-solidos-e-a-compostagem-no-brasil/