08/07/09 10h35

Entregas da Embraer sobem no 2º trimestre

Valor Econômico

A Embraer encerrou o primeiro semestre com um total de 96 aeronaves entregues, uma a menos que no mesmo período do ano passado. A empresa informou ontem que no último semestre foram entregues 21 Phenom, aeronaves de menor valor agregado, se comparadas aos jatos comerciais, que custam entre US$ 32,5 milhões e US$ 42 milhões. Os jatos executivos Phenom custam entre US$ 3 milhões e US$ 3,5 milhões.

No segundo trimestre de 2009 a Embraer entregou 56 aeronaves para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa, quatro a mais que no mesmo período de 2008. Houve um aumento de US$ 100 milhões na carteira de pedidos em relação ao primeiro trimestre. No acumulado até o dia 30 de junho a carteira de pedidos firmes da companhia somava 340 aeronaves, avaliadas em US$ 19,8 bilhões. O valor é 4,37% inferior ao do primeiro semestre de 2008.

O diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, disse, em entrevista recente, que as vendas continuam muito baixas e que ainda é cedo para afirmar que o pior da crise já passou, pois o mercado permanece estagnado e sem perspectiva de recuperação a curto e médio prazos. "O ponto positivo é que, apesar da crise, o mercado se estabilizou, e não tivemos mais nenhum pedido de cancelamento ou de adiamento de entrega de aeronaves".