23/12/21 11h45

Equipe do Vale do Futuro avalia ações do ano

O Vale do Futuro é o maior e mais amplo programa de governo para promover o desenvolvimento social e econômico sustentável

Portal da Cidade

Cumprindo a missão de levar desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida para a população do Vale do Ribeira, o Programa Vale do Futuro encerra 2021 com muito para mostrar. Ações nas áreas de emprego e renda, infraestrutura urbana, desenvolvimento social e econômico, sustentabilidade e conservação ambiental, educação, saúde, regularização fundiária, entre outras que contribuíram para oferecer melhor qualidade de vida à população. 

O Vale do Futuro é o maior e mais amplo programa de governo para promover o desenvolvimento social e econômico sustentável de uma região e foi formatado para o Vale do Ribeira. 

“São Paulo é composto por 645 municípios de diversos tamanhos, contornos e realidades. Era preciso criar mecanismos para que cada cidade se sentisse contemplada”, comenta o governador João Doria. “São investimentos da ordem de R$ 1 bilhão por parte do estado, além da atração de recursos privados. Programas e projetos que vão elevar o IDH do Vale do Ribeira aos melhores patamares”, conclui. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela concepção e implantação do Programa, o Vale do Futuro é o caminho para um Vale do Ribeira cada vez mais forte e desenvolvido. “Nosso compromisso é alavancar a atividade econômica de forma sustentável nas cidades do Vale, respeitando suas vocações em benefício de sua população”, comenta. 

Entre as realizações destacam-se: o Novo ICMS Ambiental com repasse de R$ 500 milhões às prefeituras paulistas que preservarem seus bens naturais; mais de 8.600 pessoas qualificadas; 30 novos leitos de hospitais e 96 em construção; 16 ambulâncias e nove vans para transporte de pacientes; 1858 jovens atendidos com bolsa e orientação pelo Prospera Jovem; 40,15 km de estradas recuperadas e 200 km em obras; 19.610 vagas de emprego; a nova Fatec; mais de 2500 título de propriedades; 56 obras de saneamento, entre outras. Os detalhes dessas ações e muito mais podem ser conferidos no site do programa Vale do Futuro (www.valedofuturo.sp.gov.br

“Foram dias de muito trabalho, muito empenho para fazer com que os projetos que estavam no papel virassem realidade. Estamos muito satisfeitos com o que conseguimos realizar até agora e animados com as perspectivas para os próximos anos”, comenta Marco Aurélio Gomes, coordenador geral do Programa Vale do Futuro. 

fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/economia/equipe-do-vale-do-futuro-avalia-acoes-do-ano-1632