04/05/09 11h16

Essilor investe para produzir mais lentes no Brasil

DCI - 04/05/2009

A multinacional Essilor International, produtora de lentes para óculos, anunciou investimento de R$ 45 milhões (US$ 20.5 milhões) no Brasil, mercado com grande potencial de crescimento e estratégico para a companhia francesa. "Em termos qualitativos o mercado brasileiro é muito interessante, considerando o crescimento da população e o aumento da faixa etária do brasileiro, que são clientes potenciais para as lentes multifocais", afirmou o presidente da Essilor no Brasil e América Latina, Thomas Friedrich Bayer.

A projeção da empresa é aumentar a produção anual de lentes de 20 milhões de unidades para 25 milhões já ao final de 2009. Segundo Bayer, hoje 80% dos produtos comercializados no país são produzidos internamente e, com os investimentos, essa proporção vai subir para acima de 90%. O investimento para o ano é 50% maior do realizado em 2007 no Brasil, país que é o segundo maior mercado para a empresa, atrás apenas dos Estados Unidos.

Uma das estratégias da companhia é fomentar o uso da tecnologia antirreflexo, mercado que, segundo a empresa, cresce de 15% a 20% anualmente desde 2003. "Há muita confiança no mercado brasileiro. O uso de lente com anti-reflexo ainda é baixo no Brasil. Esse não é um produto novo, mas queremos aumentar a participação no mercado brasileiro", afirmou Bayer. De acordo com a fabricante, a penetração do anti-reflexo no mercado brasileiro é de 18%.