17/12/18 16h18

Estado de São Paulo atrai investimentos de empresas de mais de 20 países

Investe São Paulo registra alta crescente de demandas de multinacionais. Atualmente, iniciativas com capital estrangeiro representam 48% dos projetos anunciados

Investe São Paulo

Em quase dez anos de trabalho, Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – constata o aumento crescente de multinacionais interessadas em trazer ou expandir seus negócios no Estado de São Paulo.

A agência tem trabalhado para mostrar aos investidores os atributos e as vocações das 645 cidades paulistas. Com isso, já soma mais de 200 projetos com seu apoio, sendo 48% de empresas com capital de origem estrangeiro. As multinacionais representam mais de R$ 28 bilhões de investimentos no Estado e são responsáveis pela geração de mais de 58 mil novos postos de trabalho nos últimos 9 anos.

 

Desde 2008 a Investe São Paulo busca mostrar às empresas nacionais e estrangeiras as vantagens de estar ou expandir operação no Estado de São Paulo. “As quase 150 multinacionais que estão aqui enxergam o potencial logístico e econômico. E nós da Investe São Paulo estamos trabalhando para facilitar a chegada ou ampliação dessas empresas, com apoio para escolha do local, consultoria de infraestrutura, jurídica, tributária e ambiental. As companhias de fora do Brasil têm nos procurado também para investimentos de médio e longo prazos, porque continuam apostando no potencial do mercado”, destaca Sérgio Costa, diretor da agência paulista.

 

Só as companhias norte-americanas correspondem a 31% dos projetos com capital estrangeiro, com destaque para a Indústria da Transformação, setor Automotivo, Máquinas e Equipamentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Alimentos e Bebidas.

O continente asiático também tem bastante representatividade nos negócios paulistas, principalmente no setor Automotivo. Os investimentos dos países europeus são mais diversificados, mas se concentram nos segmentos de Máquinas e Equipamentos, Saúde e Ciências da Vida. Indústria da Transformação e Automotivo. A América Latina está representada com negócios no segmento Metal Mecânico e Indústria da Transformação. E os países árabes pelo setor de Serviços.

 

Diferenciais do estado paulista

O Estado de São Paulo concentra a maior fatia do PIB do Brasil, com 31% do total. As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro. A partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportam para toda a América Latina

A reputação de São Paulo como estado com maior concentração de escritórios regionais de multinacionais, centros de investimentos evidencia o ambiente de negócios perfeito. Além disso, o Estado tem um enorme potencial econômico, resultado da capacidade produtiva, mão de obra qualificada, logística, variedade de fornecedores e cadeia de suprimentos de alto padrão e um ambiente institucional seguro para investimentos.