07/04/21 12h35

Estado de São Paulo é indicado ao prêmio global “The Earthshot Prize” e concorre a um milhão de libras para investimentos na área ambiental

Premiação lançada pela The Royal Foundation, fundada pelo príncipe William, destaca iniciativas sustentáveis de transformação e restauração; vencedores serão anunciados em Londres, na Inglaterra, no segundo semestre deste ano

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O trabalho realizado pelo Comitê de Apoio à Gestão Ambiental, do Governo do Estado de São Paulo, foi indicado para concorrer ao “The Earthshot Prize”, uma premiação de incentivo à transformação e restauração do mundo nos próximos dez anos. O comitê paulista foi indicado pelo ICLEI América do Sul, que faz parte da equipe de avaliação da edição 2020. 

A iniciativa global é centrada em cinco objetivos para o planeta que, se alcançados até 2030, irão preservar os recursos naturais para as gerações futuras: proteger e restaurar a natureza, melhorar a qualidade do ar, revitalizar os oceanos, construir um mundo sem resíduos e mitigar as mudanças climáticas. 

O prêmio, concedido pela The Royal Foundation of the Duke and Duchess of Cambridge, vai selecionar cinco vencedores e cada um receberá um milhão de libras a serem aplicadas em projetos ambientais e de conservação. 

De acordo com o ICLEI, a indicação do grupo ambiental paulista se deu pela experiência do Comitê, que pode contribuir significativamente para as ações do Earthshot Prize, na criação de políticas públicas e inspirando, inclusive, lideranças governamentais a adotarem iniciativas semelhantes. 

“A indicação do nosso comitê reconhece a importância dada pelo governo do estado de São Paulo ao enfrentamento dos desafios ambientais. Desde o início da gestão nós convidamos especialistas da sociedade civil para colaborarem com a elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente por acreditarmos que temas tão complexos como este requer a troca de conhecimento e experiências em todos os campos sociais”, afirma o secretário Marcos Penido. 

A cada ano, entre 2021 e 2030, a cerimônia de premiação será em uma cidade diferente do mundo. Os vencedores da edição de 2020 serão anunciados em Londres, na Inglaterra, no segundo semestre deste ano. 

Sobre o Comitê de Apoio à Gestão Ambiental 

O Comitê é formado por 15 pessoas da sociedade civil entre representantes de organizações não governamentais, universidades e setor empresarial, além de representantes do governo de diversas secretarias e empresas estatais. A presidência é do professor Goldemberg e a secretaria executiva é exercida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O objetivo é orientar ações do Governo na área ambiental para que os projetos sejam os mais adequados e sustentáveis. 

Cabe ao Comitê de Apoio à Gestão Ambiental de São Paulo definir estratégias na condução da agenda ambiental com políticas públicas para restauração, compras públicas sustentáveis, melhoria da qualidade do ar, incentivo a economia circular, entre outros. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/04/estado-de-sao-paulo-e-indicado-ao-premio-global-the-earthshot-prize-e-concorre-a-um-milhao-de-libras-para-investimentos-na-area-ambiental/