28/03/23 16h11

Estado de SP concentra 28, das 101 melhores cidades brasileiras para empreender

A capital lidera o ranking, que ainda traz 12 municípios paulistas entre os 15 com melhor infraestrutura no país

InvestSP

Das 101 melhores cidades para empreender no país, 28 ficam no estado de São Paulo. É o que mostra a última edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que leva em conta os municípios mais populosos e analisou sete critérios: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

A melhor cidade para empreender no país é São Paulo. Já o segundo melhor município paulista no ranking é Osasco (11º), seguido por Jundiaí (12º), São Bernardo do Campo (16º) e São José dos Campos (17º). Todos estão à frente de capitais importantes como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

“As cidades paulistas são destaque em praticamente todas as áreas analisadas e dessa forma o estado oferece o melhor ambiente de negócios do país”, diz o presidente da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado de São Paulo, Rui Gomes Junior. “Nos próximos meses, alinhados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, faremos esforços para avançar em áreas como economia circular, agregação de valor à cadeia produtiva e transição energética, o que deve tornar a economia paulista ainda mais competitiva”.

O estado de São Paulo se destacou, principalmente, no quesito Infraestrutura. Nesse caso, dos 15 melhores municípios do país, 12 são paulistas: São Paulo, Limeira, Santos, Guarujá, Guarulhos, Piracicaba, Campinas, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba, Sorocaba, Suzano e Mogi das Cruzes.

Dentro do quesito Infraestrutura, o estudo analisou sete indicadores: Conectividade
Via Rodovias, Número de Decolagens por Ano, Distância ao Porto mais Próximo, Acesso à Internet Rápida, Preço Médio do m², Custo da Energia Elétrica e Taxa de Homicídios.

Ao explicar porquê a cidade de São Paulo é a número 1 do país em infraestrutura, o relatório cita, por exemplo, os aeroportos de Congonhas e Cumbica, a menor taxa de homicídios do Brasil e a malha rodoviária, que “influencia desde o escoamento da produção e o acesso a insumos até a alocação de recursos humanos ... afetando o custo de produção e o preço final dos produtos e serviços, além da qualidade de vida de empreendedores, funcionários e clientes”. O documento ainda afirma que várias outras cidades paulistas também se beneficiam dessa infraestrutura.

Municípios paulistas entre as 101 melhores cidades brasileiras para empreender:

01º. São Paulo
11º. Osasco
12º. Jundiaí
16º. São Bernardo do Campo
17º. São José dos Campos
19º. Santo André
25º. Piracicaba
28º. Campinas
33º. Ribeirão Preto
37º. Mogi das Cruzes
38º. Diadema
39º. Sorocaba
42º. Limeira
48º. Bauru
52º. Santos
54º. Praia Grande
56º. Franca
59º. Suzano
70º. Taubaté
77º. Guarujá
83º. Mauá
87º. São José do Rio Preto
92º. Taboão da Serra
93º. Sumaré
97º. Itaquaquecetuba
99º. Guarulhos
100º. São Vicente
101º. Carapicuíba