29/03/23 13h15

Estado de SP oferece mais de 120 mil vagas de cursos para o mercado de trabalho

Programa qualifica profissionais na área de tecnologia em parceria com a iniciativa privada; inscrições estão abertas

Governo de SP

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou nesta quarta-feira (29) o Programa Qualifica SP, iniciativa do Governo de São Paulo que vai oferecer mais de 120 mil vagas para cursos de qualificação na área de tecnologia da informação, com vagas exclusivas para mulheres e PcDs.

Além disso, ao final do curso, aqueles que se formarem terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras. As inscrições já estão abertas. Para se inscrever, basta acessar o site desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/programas/qualificasp/.

Um dos objetivos da ação é formar mão de obra especializada em áreas em que há déficit de profissionais, como no caso de TI, por exemplo. Segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos trabalhadores no país.

Para essa primeira fase, os cursos serão realizados por meio de parcerias com três importantes empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “desenvolvedor de Software jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “engenharia de dados” e “desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “desenvolvedor full stack e desenvolvedor mobile”.

Ao todo, serão 7 mil vagas exclusivas destinadas às PcDs, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro terá prioridade.

 

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estado-de-sp-oferece-mais-de-120-mil-vagas-de-cursos-para-o-mercado-de-trabalho/