09/04/13 18h45

Estado de SP passa a abrigar centro de pesquisa e desenvolvimento da Borgwarner

Fabricante de turbos e embreagens viscosas investiu R$ 70 milhões em nova unidade industrial e centro de pesquisa e desenvolvimento em Itatiba, com apoio da Investe SP

São quatro salas de testes para motores, área de montagem de protótipos e vários equipamentos de desenvolvimento e testes de produtos. Com esse novo centro de pesquisa e desenvolvimento da Borgwarner em Itatiba, o Estado de São Paulo passa a abrigar uma unidade capaz de desenvolver localmente novas tecnologias para motores, atendendo à crescente demanda do setor automotivo pela redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes.

“Dependíamos totalmente dos centros de pesquisa e desenvolvimento dos Estados Unidos para poder fazer os testes e avaliações de nossos produtos. Agora, tudo será feito aqui, com muito mais agilidade”, afirmou o diretor geral da Borgwarner Brasil, Arnaldo Iezzi. “Pesquisa e desenvolvimento é prioridade para o Estado de São Paulo, que contribuiu – por meio da Investe SP – para que a Borgwarner encontrasse um local adequado para expandir suas atividades, além de oferecer assessoria tributária e em infraestrutura à empresa”, destacou o diretor Administrativo da Investe SP, Paulo Luis Capelotto.

O presidente e CEO da Borgwarner, James Verrier, agradeceu ao Governo do Estado de São Paulo e à prefeitura municipal de Itatiba, que providenciou todo o suporte necessário para a empresa instalar a nova unidade. “Estamos impressionados com o crescimento no número de veículos no Brasil e esperamos que esse crescimento continue”, disse.

A nova planta da Borgwarner nasceu da impossibilidade de expansão da antiga, localizada em Campinas. Em novembro de 2012, a empresa começou a se mudar gradativamente para a nova planta, em Itatiba, onde a empresa está instalada em um terreno de 100 mil metros quadrados, com 20 mil metros quadrados de área construída (o dobro do antigo prédio). Há espaço, ainda, para que a unidade seja duplicada no futuro.

No processo de mudança, 100% dos profissionais que atuavam em Campinas foram mantidos. A expectativa é de que, com o aumento da produção prevista, o número de funcionários aumente nos próximos anos.

Com a nova planta, a empresa vai expandir os negócios para veículos pesados e utilitários, além de introduzir novas linhas de produtos e fortalecer a atualização no segmento de veículos de passeio. Em uma primeira fase, a unidade está apta a produzir até 500 mil turbos e 500 mil sistemas de acionamento de motores por corrente para veículos de passeio. Os turbos, além de agregar mais potência ao motor, propiciam a economia de combustível, redução de peso e de emissão de poluentes – indo ao encontro do que está estabelecido no novo regime automotivo brasileiro (Inovar-Auto).