28/01/14 13h35

Estímulo nacional

Folha de S. Paulo – Mercado Aberto

Um condomínio industrial será construído em Pindamonhangaba (SP) para abrigar empresas importadoras de máquinas interessadas em produzir componentes no Brasil.

O projeto, liderado pela Abimei (entidade que reúne importadores do setor), deve estimular também montagem e estocagem de máquinas e equipamentos localmente, além da criação de centros tecnológicos para projetos industriais.

"Algumas associadas não trabalham somente com importações e têm poucos incentivos para produzir no país. Queremos que elas fabriquem pelo menos 40% dos componentes aqui", afirma Ennio Crispino, presidente da associação.

A prefeitura do município vai conceder descontos em impostos municipais e será responsável pela infraestrutura do entorno, como água, luz e saneamento.

Os investimentos para a área comum podem chegar a R$ 80 milhões, estima Paulo Castelo Branco, vice-presiente da Abimei.