14/12/10 14h13

Estratégia da Nokia inclui lojas próprias e franquia

Valor Econômico

A partir desta semana, quem andar pelos mais de 400 shopping centers espalhados pelo Brasil começará a ver com frequência tapumes com as inscrições: "Em breve Nokia Store". É que a fabricante finlandesa está reforçando sua estratégia de vendas por meio de lojas com marca própria e trouxe ao país seu programa de franquias. O objetivo, segundo Fernando Rheingantz, gerente de varejo da fabricante, é estar presente nos maiores centros comerciais das principais cidades do país, em três anos. "Não queremos ser um concorrente para o varejo nem para as operadoras. A ideia é ajudar na educação dos usuários sobre os recursos dos celulares e o uso das tecnologias", diz Rheingantz.

A primeira loja no modelo será aberta quarta-feira em Recife pelo Grupo Cordeiro de Melo, que já tem 39 franquias nas áreas de moda, telefonia e tecnologia em seis Estados do Nordeste. Segundo Ivison Cordeiro de Melo, em dois anos, o número de lojas da Nokia abertas pelo Grupo pode chegar a 10 ou 15. "Vai depender da disponibilidade de bons pontos comerciais nos shopping centers das regiões Nordeste e Centro-Oeste." Na avaliação do empresário, o modelo faz sentido, uma vez que faltam lojas especializadas em tecnologia no país. "A maioria das pessoas usa muito pouco os recursos do celular. A sacada é ter uma equipe treinada para mostrar como se pode usar tudo", diz.

Além de lojas, os franqueados também poderão abrir quiosques Nokia em shoppings - o Grupo Cordeiro de Melo já tem um quiosque em Recife desde o fim de novembro. De acordo com Rheingantz, o objetivo é encontrar franqueados como o Grupo Cordeiro de Melo, que tenham capacidade de abrir lojas em diversas regiões, e não só em algumas cidades. As lojas receberão aparelhos exclusivos e versões diferentes de modelos que estão à venda no varejo convencional e nas operadoras. O carro-chefe será a venda de celulares com mais recursos e valores mais altos. Na estratégia da Nokia, também está prevista a abertura de lojas próprias. Na semana que vem a fabricante abre uma no Shopping Eldorado. Na semana passada, aconteceu a inauguração de um quiosque no Shopping Villa Lobos.

Em todo o mundo, a fabricante tem dez lojas próprias e 800 abertas no modelo de franquia. Segundo Rheingantz, o Brasil faz parte de um grupo de 11 países escolhidos pela Nokia para reforçar a estratégia de vendas por lojas próprias. No Brasil, a estratégia começou em São Paulo há dois anos, com um espaço na Rua Oscar Freire. A loja funcionou até o ano passado. Rheingantz explica que a loja tinha uma proposta mais conceitual e de relacionamento com um público de poder aquisitivo maior. A loja foi fechada em dezembro do ano passado e uma nova foi aberta no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, em agosto, desta vez com foco mais amplo de consumidores.