27/08/14 13h13

Estre inaugura no interior de São Paulo primeira planta de geração de energia a partir de lixo

Usina de Guatapará faz parte do primeiro ciclo de investimentos da empresa, que chega a R$ 300 milhões; Projeto é realizado em joint-venture com a portuguesa Enc Power

Investe São Paulo

A Estre, empresa brasileira que desenvolve soluções ambientais para todas as etapas de gestão do lixo, inaugurou, em Guatapará, sua primeira usina de geração de energia a partir de aterro sanitário. O empreendimento já está em operação e recebe apoio da Investe São Paulo, agência do Governo do Estado responsável pela atração de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A planta de Guatapará recebeu investimentos de R$ 15 milhões, mas a primeira fase completa do projeto, que envolve a instalação de usinas também em outras cidades, nas quais a companhia possui terrenos.

Segundo o diretor de Novos Negócios da Estre, Alexandre Alvim, a realização do projeto só foi possível graças ao apoio da Investe São Paulo. “A agência nos ajudou a obter suspensão de ICMS na importação das máquinas que fazem a conversão do gás em energia, fornecidas pela GE e que ainda não são fabricadas em território nacional. Isso diminuiu o custo em cerca de 12%”, disse.

Para entrar no mercado de energia a Estre associou-se em uma joint-venture com a portuguesa Enc Power, que já atua com a geração de biogás a partir de aterros e realiza uma operação similar em Minas Gerais.

Atualmente, a planta de Guatapará produz 4,2 megawatts por hora de energia. Cerca de 80% dessa geração é vendida para a produtora de grãos Camil e a fabricante de fertilizantes Galvone, com quem foram fechados contratos de três anos. O resto é negociado na Câmara de Comercialização de Energia.

“Projetos de geração de energias renováveis e aproveitamento do lixo como esse recebem atendimento prioritário na Investe São Paulo”, afirma o presidente da agência, Luciano Almeida. “Temos orgulho de ser um dos Estados que mais favorece a produção de energia limpa no País. O Plano Paulista de Energia, lançado em julho do ano passado, é uma prova disso”, completa.

Escolha sustentável

A decisão da Estre de entrar no mercado de energia está relacionada com o colapso do mercado de créditos de carbono. Antigamente, segundo Alvim, os aterros sanitários realizavam a queima controlada do lixo que, por meio do controle das emissões de monóxido de carbono (gás intimamente ligado a problemas como aquecimento global e efeito estufa), gerava ativos a serem vendidos em um mercado regional.

Porém, para se ter uma ideia, enquanto pagava-se cerca de 12 euros por tonelada em 2008, quando a comercialização dos créditos de carbono estava em alta, hoje a mercadoria vale apenas 12 centavos de euro a tonelada. “É um valor que não paga nem a auditoria da emissão de gases”, afirma o diretor.

Assim, a empresa percebeu que deveria aproveitar o gás gerado em seus aterros de outra maneira que não fosse realizando a combustão controlada. Três possibilidades foram estudadas: converter o resíduo em gás veicular, em gás de cozinha ou energia.

“Avaliamos o custo, o risco tecnológico e o retorno financeiro dos três empreendimentos e chegamos à conclusão de que a energia seria a melhor opção. Principalmente ao levarmos em consideração que, por conta de mudanças climáticas e do aumento do consumo da população, o preço dessa mercadoria no mercado spot tem crescido muito. Só em 2013, o crescimento foi de 74%”, explicou Alvim.

A energia gerada pela Estre vai ser vendida a R$ 190 por MW/h. Espera-se que as usinas do primeiro ciclo de instalação possam gerar de 42,6 MW a 74,6 MW até 2016, ano em que a operação começa a ser realizada nas plantas de Pedreira (SP), Maceió (AL), Itaboraí (RJ) e Bauru (SP). Juntas, elas deverão gerar de 29,8 a 57,4 MW até 2018. O último ciclo do projeto engloba a instalação de usinas em Catanduva (SP), Araçatuba (SP) e Teresina (PI), que irão gerar 4,2 MW até 22,5 MW até 2019.

Sobre a Estre

A Estre é a maior empresa de serviços ambientais do Brasil, atuando em toda a cadeia – coleta, transporte, valorização, tratamento e análises laboratoriais. Reconhecida por ser inovadora e moderna, a Estre atua com rigor técnico e profundo respeito ao meio ambiente. Seus quatro pilares de atuação são coleta e transporte, valorização, tratamento e óleo e gás. Está presente nos principais mercados do Brasil, em Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia). Patrocina o Instituto Estre, que leva conceitos de educação ambiental a milhares de crianças e promove o reflorestamento.