29/10/12 10h08

Estudantes alemães visitam cais santista

A Tribuna

A importância econômica do Porto de Santos e da cidade levou um grupo de alunos do curso de pós-graduação da Universidade de Steinbeis, de Berlim (Alemanha), a visitar ontem o complexo santista. Os estudantes foram recebidos pela manhã na sede da Codesp, onde assistiram uma palestra. Na parte da tarde visitaram as instalações da Rumo Logística, que atua na exportação de açúcar e outros graneis sólidos.

A passagem pelo Porto integra a programação dos cerca de 30 jovens, com idade média de 26 anos, no Brasil. Eles chegaram ao País na semana passada e seguirão para a Europa na próxima sexta-feira. Há aproximadamente cinco anos, a Docas recebe alunos da instituição de ensino alemã. Ao todo, em torno de 50 jovens já estiveram no cais santista.

Para o professor do curso de Pós-graduação em Relações Internacionais de Steinbeis, Nazem Nascimento, a vinda deste e de outros grupos de alunos a Santos é praticamente obrigatória. “Por conta do Porto e da própria cidade. Santos é, sem dúvida, uma cidade economicamente importante e interessante para o estrangeiro, o turista”, disse o docente, que atua como coordenador do programa da universidade no Brasil.

Segundo Nascimento, os grupos costumam permanecer de três a quatro dias na cidade. No Brasil são três semanas. Durante esse período eles assistem aulas em instituições parceiras de Steinbeis, conhecem diferentes empresas e finalizam a programação com um trabalho relacionado às relações econômicas Brasil-Alemanha, que é apresentado ainda no País.