Etanol ganha protagonismo na Agrishow 2025 como alternativa energética no agronegócio
A 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto, destaca a ampliação do uso do biocombustível em equipamentos agrícolas
A Cidade ON Ribeirão PretoO etanol tem ocupado espaço crescente nas estratégias do agronegócio brasileiro voltadas à transição energética. A 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto, destaca a ampliação do uso do biocombustível em equipamentos agrícolas, com a presença de tratores, pulverizadores e aeronaves movidos a etanol.
Segundo João Marchesan, presidente da Agrishow, a ampliação da oferta de veículos agrícolas movidos a etanol no Brasil é resultado da combinação entre a experiência nacional no uso do biocombustível, a posição do país como segundo maior produtor mundial e a busca do setor por padrões mais eficientes de produção.
"A cada edição da Agrishow, temos mais expositores apresentando equipamentos movidos a etanol e outras fontes renováveis. E o mais interessante é perceber que todo esse desenvolvimento acontece aqui no Brasil. Se produzir e exportar etanol continuará sendo cada vez mais importante para o nosso setor, avançaremos também com a oferta para o mercado mundial com maquinário agrícola de baixa emissão" diz Marchesan.
No setor de aviação agrícola, o uso do etanol como combustível já é uma realidade. Um exemplo é o Ipanema 203, aeronave fabricada pela Embraer no Brasil, que opera com etanol e já teve 180 unidades comercializadas nos últimos três anos. Uma dessas unidades está em exposição na Agrishow 2025.
Além da aplicação atual na agricultura, o etanol também vem sendo estudado como matéria-prima para a produção do SAF (combustível sustentável de aviação), com potencial de reduzir as emissões no transporte aéreo de cargas e passageiros.