11/03/15 13h01

Eucatex investe e mira mercado externo

Investimentos e Notícias

A Eucatex está investindo em projetos voltados para a redução de custos, lançamento de novos produtos e melhoria de produtividade. “Como resultado, obtivemos a redução de aproximadamente 20% no Consumo de Resina na Linha de T-HDF/MDF e de 30% no custo de geração de Energia Térmica”, afirmou o Diretor Vice-presidente Executivo e de Relações com Investidores, José Antonio Goulart de Carvalho, durante a reunião de resultados da Companhia.

O objetivo da empresa é dobrar as exportações, que hoje correspondem de 5% a 6% da receita líquida. “Vamos ultrapassar a casa dos dois dígitos. O projeto da modernização da Linha de Produtos do Mercado Externo culminará em importante redução de custos e aumento da oferta.”, disse Carvalho. Destaca-se ainda o Investimento na Nova Linha de Lacca em Salto/SP, que contribuiu para o crescimento nas vendas desse produto em 31% e permitirá o atendimento da demanda futura.

A Companhia tem registrado resultados melhores nos seus setores de atuação, na comparação com o mercado como um todo. Durante 2014, as vendas do Segmento Madeira apresentaram redução de 1,2% na comparação anual, enquanto o mercado como um todo registrou queda de 2,2% (conforme dados da IBÁ- Indústria Brasileira de Árvores). “A Eucatex conta com uma boa base para crescimento da exportação de seus produtos, e está realizando ajustes para que possa destinar parte de sua produção para o Mercado Externo”, observa Carvalho. No Segmento de Tintas, as vendas da Companhia recuaram 1,0% no ano, contra uma retração de 1,6% no mercado, segundo dados da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). Apesar do leve recuo, a evolução positiva dos preços, levou ao aumento de 8,6% na Receita Líquida do segmento.

A Eucatex registrou, no quarto trimestre deste ano, um crescimento de 2,2% na receita líquida, que atingiu R$ 299,6 milhões. No ano, a receita líquida somou R$ 1,114 bilhão. Já o EBTIDA recorrente somou R$ 60,5 milhões no quarto trimestre, crescimento de 6,6%.