11/06/14 15h35

Euromonitor: Até 2023, Brasil vai passar do 7º ao 5º lugar em consumo

Valor Econômico

O Brasil deve se tornar o quinto maior mercado consumidor do mundo em 2023, ao ultrapassar a França e o Reino Unido, projeta a empresa de pesquisa Euromonitor International.

A consultoria estima que alguns anos à frente da conquista dessa posição, em 2030, os gastos totais dos brasileiros cheguem a US$ 2,7 trilhões. Comunicação, bens de saúde, serviços médicos e educação serão alguns dos setores beneficiados pelo aumento da renda, a diminuição das famílias e o envelhecimento da população.

“Apesar de uma desaceleração da economia e da alta inflação que desencadeia um fraco crescimento no consumo das famílias, no geral, as perspectivas de longo prazo para o Brasil como um mercado consumidor continuam positivas”, afirmam os autores do estudo em relatório.

A expansão no longo prazo será sustentada pelo crescimento da classe média e a predominância de população urbana. Considerando o perfil do consumidor brasileiro, a Euromonitor espera que haja um alto nível de despe sas discricionárias e uma disposição para assumir empréstimos e crédito para compras.

Até 2020, o crescimento real da renda e do consumo será relativamente uniforme em todas as regiões, mas Norte e Nordeste devem atingir níveis um pouco mais elevados. No mesmo período, o consumo das famílias mais pobres aumentará mais rapidamente do que em famílias de maior renda, resultando em maior igualdade de renda.

“Um grande número de famílias de baixa renda cada vez mais poderá arcar com despesas discricionárias modestas, como carros, calçados e vestuários populares e refeições a preços acessíveis”, afirma o estudo, que também aponta grande potencial no mercado de bens de luxo.