12/01/22 13h34

Eve, da Embraer, vai vender 200 carros voadores para britânica Falko

Além das aeronaves, empresa brasileira vai fornecer softwares e serviços de operação de frota

Automotive Business

A Eve Urban Air Mobility, braço da Embraer que desenvolve eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) para futura operação comercial, anunciou na terça-feira, 11, uma parceria com a Falko, empresa britânica que faz leasing de aeronaves comerciais regionais. As duas companhias assinaram uma carta de intenções que contempla a venda de 200 unidades dos carros voadores no futuro. 

Além da venda, a parceria também incluirá o desenvolvimento de uma rede global de operadores eVTOL, embora não esteja claro ainda o que isso significa para o público. Como primeiro passo, as dempresas vão estabelecer um grupo de trabalho para desenvolver as rotas iniciais onde as naves da Eve poderão ser usadas. As operadoras existentes da Falko irão colaborar nesse processo. 

Segundo a Embraer, junto às naves, também serão fornecidos softwares de gerenciamento de tráfego aéreo de última geração, recursos de serviço e serviços de operação de frota. Ou seja, os clientes que procurarem a Falko desejando criar uma rede de eVTOLs poderão contar com todas essas ferramentas além dos veículos em si. 

“Acreditamos firmemente nas perspectivas do mercado eVTOL e que a Eve, com o apoio da experiência da Embraer na fabricação, certificação e suporte de aeronaves, será líder de mercado”, afirmou Jeremy Barnes, CEO da Falko, em comunicado à imprensa. A Falko e a empresa brasileira são parceiras desde 2014. 

“Nossa parceria com a Falko, uma líder confiável em leasing de aeronaves, consolida nossa posição no mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e não apenas amplia nossa base potencial de operadoras por meio da presença global de clientes da Falko, mas também aumenta nossa capacidade de fornecer soluções de cadeia completa, por meio de parcerias”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve. 

O ano passsado foi de grandes realizações para a Eve, com a empresa brasileira fez a primeira decolagem de seu eVTOL e também firmmou parcerias internacionais com Fahari Aviation (na África), Ascent (na Ásia) e Halo (EUA e Reino Unido). 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/embraer-vai-vender-200-evtols-para-britanica-falko/