29/02/12 14h20

Evento em Sorocaba lança Conferência sobre Parques Tecnológicos

Vivacidade - Sorocaba

Em Sorocaba, quinta (01), às 9h, no Teatro do SESI, acontece o lançamento oficial da Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos de Sorocaba. De acordo com a prefeitura, é esperado um grande número de empresas de Sorocaba e região. A participação dos empresários é gratuita, mas os organizadores pedem a confrmação da presença pelo fone (11) 3676-0688.

Durante o encontro, a Prefeitura e a Agência de Inovação de Sorocaba (Inova) vão apresentar como será realizada a Conferência de Parques Tecnológicos (Conintec) na cidade, que terá, entre outras atrações, palestras de especialistas em tecnologia e inovação do Brasil e de vários países.

De acordo com o prefeito Vitor Lippi, o objetivo deste primeiro contato é mostrar às empresas e ao público interessado como será a Conferência Internacional e alguns dos temas que serão abordados. "O evento internacional será uma grande oportunidade de as empresas de Sorocaba e região mostrarem o que estão fazendo na área da inovação tecnológica. É, por isso, a importância dos interessados em participar deste primeiro encontro", destaca o prefeito.

Programado para os dias 4 a 6 de junho, a Conferência marcará também a inauguração e o início das operações do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

• Sobre o Parque Tecnológico

A primeira fase das obras, que será entregue em junho, congrega o Núcleo (estrutura central) do PTS (foto), que terá 11 mil m² de área construída, dos 20 mil m² de todo o parque. O Núcleo terá laboratórios e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação, prestação de serviços técnicos especializados, eventos técnicos, gestão e planejamento, além de incubadora de empresas de base tecnológica.

Iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo, o Parque Tecnológico de Sorocaba concentrará também investimentos de laboratórios privados e públicos, de universidades e de centros de pesquisas; bem como, representantes de associações de classe e de órgãos certificadores. Funcionará na articulação entre empresas e instituições de pesquisa. Em Sorocaba, o incentivo à pesquisa e à inovação começa já no Ensino Médio, amparado pela Lei Municipal de Inovação, a primeira do Estado e criada exclusivamente para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico.

Até o momento, dez universidades e instituições de Ensino Superior e Técnico foram convidadas e manifestaram interesse em instalar laboratórios de pesquisas no Parque Tecnológico de Sorocaba: PUC-SP, Fatec-Sorocaba, UFSCar-Sorocaba, Facens, Uniso, Unesp, USP, FEI e Mauá. No local também deverão funcionar a incubadora de empresas de base tecnológica, órgãos certificadores, INPI, Inmetro, IPT, entre outros.