18/07/12 15h25

Evento em SP para debater gestão enxuta reunirá presidentes e executivos de grandes empresas

Dias 7 e 8 de agosto, no hotel Transamérica, presidentes de Volkswagen, ThyssenKrupp, Villares Metals, Tecsis e Flextronics e executivos de 33 empresas vão mostrar como estão revolucionando seus sistemas de gestão com modelo nascido no setor automotivo

Um grupo de cinco presidentes de grandes empresas vai se reunir em São Paulo para debater como ter sucesso na implementação do sistema Lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota, adotada hoje por empresas de todos os setores e tamanhos. O encontro ocorrerá durante o “Painel dos Presidentes”, uma das 24 seções do Lean Summit 2012, maior encontro de empresas lean da América Latina, que acontece dias 7 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O “Painel dos Presidentes” contará com a presença do presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, do presidente da ThyssenKrupp, Walter de Castro Medeiros, do presidente da Villares Metals, Harry Grandberg, do presidente da Tecsis, Bento Koike, e do presidente da Flextronics, Flávio Magalhães.

“Os presidentes vão apresentar as principais etapas que percorreram para a transformação lean, os resultados que obtiveram e os próximos passos. Vão debater o papel do líder na transformação lean”, resumiu o professor José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil (http://www.lean.org.br/), entidade brasileira sem fins lucrativos que vai realizar o encontro.

O Lean Summit 2012 tem o apoio da Investe São Paulo e vai reunir, em mais de 50 palestras, cases de 33 grandes empresas que vão compartilhar informações exclusivas sobre como conseguiram – sem fazer investimentos – eliminar desperdícios, diminuir custos, aumentar produtividade, competitividade, lucro e satisfação do cliente ao adotar esse sistema de gestão que visa identificar as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar os desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar).

Os cases vão demonstrar em detalhes a aplicação do lean em produção, vendas, finanças, recursos humanos, desenvolvimento de produto, logística, estratégia, administração e tecnologia da informação.

Na edição anterior, em 2010, participaram do encontro em São Paulo cerca de 1,1 mil profissionais, de 270 empresas, de 14 setores, de 17 estados brasileiros e 8 países.

Confira a lista completa das 33 empresas que vão detalhar cases no encontro deste ano: Embraer, Volkswagen, Alcoa, GM, IBM, Brasil Foods, Scania, Mercedes-Benz, Globo.com, Volkswagen Ônibus e Caminhões (MAN), Porsche, Tigre, Siemens, Bosch, 3M, Holcim, Whirlpool, Saint-Gobain, Eaton, ThyssenKrupp, Docol, Novartis, Villares Metalls, Delphi, GKN, Flextronics, Ci&T, Itesa, Rexam, EDP, Construtora C.Rolim, Instituto Oncológico do Vale.