14/09/21 14h24

Evento prepara empresários paulistas para rodada de negócios internacional

InvestSP

Nesta terça-feira (14/09), a InvestSP realizou o evento preparatório para a Rodada de Negócios Exporta SP América Latina 2021. O encontro reuniu 35 empresários que passaram pelo Exporta SP, Programa Paulista de Capacitação para Exportações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O Exporta SP oferece treinamento gratuito a micro, pequenas e médias empresas paulistas que desejam se inserir no mercado internacional, assim, surgiu a ideia de que fosse promovida uma rodada de negócios exclusiva para que os empresários tenham a oportunidade de vender seus produtos e serviços para países vizinhos do Brasil.

Durante o encontro desta terça-feira, foram apresentados aspectos dos mercados latinos e questões culturais fundamentais para o sucesso de negociações com empresários sul-americanos. Os participantes também conheceram o modo de funcionamento da rodada de negócios virtual e receberam dicas para aumentar suas chances de fechamento de vendas durante as reuniões de negócio.

O especialista em interação e comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Francisco Estrazulas, traçou um panorama da economia latina com foco na Argentina e Colômbia durante sua palestra no evento e mostrou o funcionamento da plataforma de negócios Connect Americas, que possibilita a conexão entre empresários de toda a América Latina.

A Rodada de Negócios Exporta SP América Latina 2021 terá início no dia 27 de setembro. Ela reunirá empresas compradoras argentinas, colombianas, paraguaias, peruanas e uruguaias de diversos setores, entre eles: metalúrgico, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, farmacêutico, vestuário e eco-florestal.

As 35 empresas paulistas que poderão realizar vendas na Rodada de Negócios foram selecionadas pela InvestSP após terem preenchido um formulário de inscrição no qual mostraram seus interesses comerciais, além de terem atendido algumas exigências como possuir presença online e material de comunicação em língua estrangeira.