20/07/12 20h11

Evento voltado a distribuidoras de eletricidade e água discutirá o uso de tecnologias inteligentes

Investe SP apoiará Metering Latin America 2012, evento destinado a reduzir índices de perdas e melhorar a eficiência operacional das empresas distribuidoras de eletricidade e água

Com o objetivo de discutir alternativas voltadas à redução dos índices de perdas e à melhoria da eficiência operacional, gestores de concessionárias de energia elétrica e água se reunirão em São Paulo, de 21 a 23 de agosto, no Metering Latin America 2012, que ocorrerá no Transamérica Expo Center.

O evento, que terá o apoio da Investe São Paulo, discutirá experiências práticas sobre a implantação e o desenvolvimento de projetos em medição inteligente, faturamento e eficiência operacional. Voltado aos gestores das concessionárias, além de fornecer informações para aperfeiçoar os sistemas de medição, o Metering Latin America 2012 proporcionará um ambiente propício para a geração de negócios e o fortalecimento do setor de operadoras no Brasil e na América Latina.

Um dos principais debates na área é com relação à tendência global de desenvolvimento de tecnologias inteligentes de distribuição de eletricidade e água, no âmbito do conceito de smart grids. Muitas dessas tecnologias prometem resolver dois dos maiores desafios das distribuidoras latino- americanas: o combate ao alto índice de perdas e o ganho de eficiência operacional da distribuição. No entanto, esses investimentos – que podem reduzir índices de perdas e melhorar a eficiência operacional das distribuidoras – não estão imunes aos riscos.

As soluções tecnológicas para distribuição possuem muitas possibilidades: de equipamentos de telemedição a meio de comunicação de dados. Cabe às distribuidoras avaliar cautelosamente todas as opções para se certificarem de que contratarão o melhor conjunto de soluções para o seu negócio.
 
Além dos altos custos e da falta de implementação prática massiva na América Latina, muitos fatores interferem na escolha do melhor conjunto de tecnologias possível. As distribuidoras precisam levar em conta o tipo de cliente que mais atendem (residencial x industrial), o local onde eles estão localizados (cidade x campo), o marco regulatório para a distribuição em seu país, o ROI para a implantação da tecnologia, entre outros fatores.

Por isso, é fundamental, para essas empresas, conhecerem todas as opções de soluções disponíveis e conversarem com quem já implantou essas tecnologias inteligentes. Para saber mais sobre o evento, acesse http://www.meteringlatinamerica.com.br/index.php