28/01/13 09h30

Eventos atraem uma São Paulo inteira por ano em busca de negócios

Brasil Econômico

Segundo SPTuris, cidade recebe por volta de 11 milhões de turistas ávidos por oportunidades de investimento 

Da expansão cafeeira no século XIX até as fusões e aquisições de grandes empresas, São Paulo se tornou a capital nacional dos negócios. Dados da SPTuris indicam que, todos os dias, aproximadamente 16 mil pessoas chegam à cidade para reuniões, encontros profissionais ou participação em eventos.

Nesse sentido, as feiras, congressos e eventos contribuem com parte significante da economia. Segundo a SPTuris, em 2010 a cidade recebeu 11,7 milhões de visitantes, sendo 56,1% a negócios e 22,4% para participar de eventos. Por ano, são mais de 90 mil acontecimentos entre feiras, congressos, mostras, shows e desfiles.

No Transamérica Expo Center, o movimento de feiras deve crescer 17%neste ano. No ano passado, foram realizados 87 eventos de segmentos variados. “Neste ano,a expectativa é chegar em 100 eventos”, explica Alexandre Marcilio, diretor de marketing da empresa.Ele revela que os eventos corporativos já respondem por 30% da demanda.

Para dar conta do crescimento no número de eventos agendados, no segundo semestre do ano passado, o Transamérica investiu R$ 60 milhões na construção de outros dois novos halls. Juntos, eles adicionaram 10 mil metros quadrados a mais ao complexo de pavilhões.
Na Reed Exhibitions, maior promotora de feiras da América Latina, os eventos vêm ganhando cada vez mais destaque. No ano passado, o Salão do Automóvel bateu recorde no número de visitantes, 750 mil, sendo que 48,8% deles vieram de fora da capital e gastaram em média R$1.777 na cidade.

A feira registrou aumento das marcas expostas na últim edição, passando de 42 para 49, além de crescimento de 10% no número de veículos, chegando a 500 unidades. Algumas montadoras aproveitaram o evento para fazer o lançamento mundial de modelos.

A capital da moda

Outra característica conhecida da capital paulista é a capacidade de reunir pessoas de estilos, tribos e gostos diversificados.Nesse sentido, grandes eventos como a Paradas LGBT e a Virada Cultural também atraem multidões às ruas, o que significa lucro para as empresas.

O São Paulo Fashion Week, um dos principais eventos de moda do mundo, também acontece na cidade.Paulo Borges, criador do evento, explica que ao contrário das outras grandes semanas de moda no mundo, a organização concebeu um modelo onde as marcas não pagam para desfilar. “A intenção é garantir um padrão de qualidade, um nível de igualdade, onde pudéssemos oferecer oportunidades iguais tanto para as grandes marcas quanto para os ‘criadores’ com pouco recurso.”

Na primeira edição há 17 anos, o investimento foi de R$ 900 mil, valor que hoje chega a R$ 13 milhões. Nesse mesmo período, o número de marcas participantes saltou de 23 para 32 e o número de visitantes chegou a 100 mil. A cada edição, mais de R$ 1,5 bilhão em negócios é movimentado na cidade.

Para Borges, o SPFW se transformou num centro de excelência criativa no Brasil “abrindo novos espaços no mercado global, sinalizando um caminho de mudança de longo prazo para nossa economia e posicionando o país como polo criador de moda e de tendências”.