10/08/10 15h59

Expansão da TV digital no celular traz fabricante de chip ao Brasil

Folha de S. Paulo – 10/08/10

A israelense Siano, maior fabricante de chips para a TV digital móvel, anuncia amanhã sua instalação no Brasil. Motivo: hoje, 400 mil consumidores já assistem à TV digital no celular e eles devem ser 20 milhões em 2011. O executivo Pompilio Roseli será o responsável pela Siano no Brasil e na América Latina. Segundo ele, em um primeiro momento os chips serão importados até que as previsões de crescimento das vendas sejam confirmadas.

Nos planos futuros da Siano está a transferência para o Brasil da divisão que projeta os chips. No mercado, esse trabalho é conhecido como "design". O chip da TV digital móvel não é o mesmo que, uma vez inserido no celular, permite que o aparelho efetue chamadas ou acesse a internet, por exemplo. O chip da Siano é um componente que vai fundido à placa (base de comando) do celular e melhora a qualidade de recepção da antena receptora do sinal da TV digital. Hoje, há alguns modelos de aparelhos que já vêm com essa antena embutida. Embora o sinal da TV digital esteja disponível em algumas cidades do país, ainda é difícil captá-lo com estabilidade nas principais capitais.

"O nosso chip consegue ajudar a antena hoje embutida nos celulares a captar o sinal da TV digital mesmo em áreas onde ele é fraco", diz Roseli. "Além disso, ele estabiliza a recepção para que seja possível assistir a um programa em movimento dentro de um trem, no táxi ou em uma viagem de carro."

O presidente mundial da Siano, Alon Ironi, que fará o anúncio amanhã, acredita que o Brasil será o líder nesse negócio na América Latina, que já conta com 300 milhões de potenciais consumidores. "A América Latina optou pelo modelo japonês de TV digital. Agora haverá volume nas encomendas e isso justifica estarmos aqui", disse Ironi.